ESP/CE inscreve para Curso Básico de Ventilação Mecânica até esta sexta-feira (4)

3 de março de 2022 - 16:02 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte gráfica

Seguem abertas até esta sexta-feira (4) as inscrições para turma do Curso Básico em Ventilação Mecânica no Contexto da Covid-19. A formação é ofertada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e ocorrerá na modalidade on-line no período de 7 de março a 7 de abril.

Podem participar da capacitação fisioterapeutas, médicos e enfermeiros que atuam na rede pública de saúde. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Mapa da Saúde.

O curso terá carga horária de 40 horas na modalidade assíncrona, ou seja, o participante poderá acessar os conteúdos quando quiser, precisando, no entanto, concluir todas as atividades até a data de término da formação.

Todos os exercícios educacionais do projeto serão baseados na vivência dos trabalhadores que atuam na assistência à saúde junto a pacientes internados com covid-19. Durante as aulas, os estudantes poderão participar de atividades de simulação com um aparelho de ventilação mecânica criado especificamente para o curso. Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria do Centro de Simulação em Saúde (CSS) com o Núcleo de Educação à Distância (Nead) da ESP/CE.

Outros tópicos que serão abordados incluem os conceitos básicos de insuficiência respiratória aguda, os modos e os parâmetros ventilatórios, as indicações da intubação orotraqueal (IOT) e a ventilação protetora. Os vídeos e o caso clínico serão contextualizados durante a formação como suporte do treinamento das habilidades técnicas e do uso do simulador virtual.

O coordenador do CSS da autarquia, Rafael Dantas, explica que a iniciativa surgiu como uma das estratégias do Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19 desenvolvido pela instituição. “O curso foi ampliado e toda a sua matriz de competência e estratégias educacionais foram revisadas a partir desse contexto trazido pela pandemia no atual momento em que vivemos”, afirma.

Ventilação mecânica

Considerada uma prática de cuidado intensivo, a ventilação mecânica adquiriu ainda mais importância, uma vez que os pacientes, muitas vezes, podem ser submetidos à intubação precoce. Ela ocorre de modo não invasivo, envolvendo vários tipos de máscaras faciais, e invasivo, relacionado à intubação endotraqueal, procedimento que requer uma via respiratória artificial.

A intervenção é considerada, geralmente, quando existem sinais laboratoriais ou clínicos de que o paciente não consegue manter as vias respiratórias desimpedidas, a oxigenação ou a ventilação adequada.

Serviço

Curso Básico em Ventilação Mecânica no Contexto da Covid-19
Inscrições: sexta-feira (4), pelo site do Mapas da Saúde
Mais informações pelo e-mail: dides@esp.ce.gov.br