Governo do Ceará entrega Planos de Manejo para quatro Unidades de Conservação Estaduais

7 de março de 2022 - 13:19 # # # #

Ascom Sema - Texto e foto

Planos de Manejo de quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais serão apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (8), às 10h, no Auditório do Centro de Referência, do Parque Estadual do Cocó. Estão sendo contempladas com os planos, as seguintes UCs: Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas do Paracuru, Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú.

Para o titular da Sema, Artur Bruno, não basta criar a UC, é necessário o ordenamento da utilização dessas áreas protegidas de forma a buscar o máximo aproveitamento do nosso capital natural. “Nesse contexto, o plano é uma ferramenta de planejamento e de direcionamento das ações que regula as formas de uso dos recursos naturais e da diversidade biológica nas UCs, de maneira a garantir o cumprimento dos objetivos de sua criação e a própria conservação”, disse.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade, da Sema, Doris Day Santos,toda UC deve dispor de um plano de manejo. A inexistência do mesmo faz, por exemplo, com que as pessoas que moram no entorno dessas áreas não tenham certeza do que podem e não podem fazer. “Trata-se de um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos que traça as normas gerais e ações estratégicas para a conservação da biodiversidade”, afirma.

A Greentec Consultoria e Planejamento Agroflorestal e do Meio Ambiente, empresa voltada para a prestação de serviços e desenvolvimento de projetos na área de meio ambiente, prestou os serviços de consultoria especializada para a revisão e atualização dos planos de manejo das quatro UCs. Foram investidos R$ 1.570.173, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Ceará) e de Compensação Ambiental.