Hias recebe alunos da oitava turma de Residência Multiprofissional em Pediatria

7 de março de 2022 - 12:46 # # # # #

Erika Mavignier - Ascom Hias - Texto e foto

Ao todo, 16 profissionais de sete categorias foram aprovados

Nos dias 3 e 4 de março, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu os alunos da oitava turma de Residência Multiprofissional em Pediatria da instituição. Ao todo, 16 profissionais de sete categorias foram aprovados: Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia.

Para a coordenadora da Residência Multiprofissional do Hias, Larissa Loiola, que assumiu recentemente o cargo, o início de uma nova turma é sempre um momento especial e motivador. “Temos uma Direção muito parceira, que batalhou para a implantação da Residência Multi no hospital, e esse incentivo constante faz com que a gente se sinta valorizado dentro da instituição e estimulado para desenvolver um trabalho ainda melhor”, afirma.

Daniel Viana, 25, natural de Juazeiro do Norte, concluiu o curso de Serviço Social há dois anos e é um dos novos residentes aprovados. “A residência sempre foi um sonho. Sempre vi como uma grande oportunidade para adentrar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente. A primeira impressão que tive é que o Hias é um ambiente bem acolhedor, pois fomos muito bem recepcionados. É muito bom sentir que os profissionais estão disponíveis para nos ensinar e aprender também com a gente”, comemora.

Ao longo dos próximos dois anos, os residentes poderão conhecer e atuar em todas as unidades do hospital. Na primeira etapa da residência, eles realizarão atividades na Pediatria Geral, no ambulatório, na Emergência, no bloco de Neonatologia e no setor de Cuidados Paliativos Pediátricos; no período seguinte, a atuação será junto às especialidades médicas, no bloco cirúrgico, no Serviço de Atenção Domiciliar e também com os pacientes com condições crônicas complexas e oncológicos.

No fim de fevereiro, concluíram a formação 14 profissionais da sétima turma da Residência Multiprofissional em Pediatria do Hias, nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Odontologia. Após cerca de dois anos de trabalho intenso em meio à pandemia de covid-19, sete foram contratados para atuar no Hias. “Para esses profissionais, fazer residência dentro de um contexto de pandemia foi um grande desafio. Eles foram muito corajosos, vestiram a camisa, não deixaram de fazer o seu trabalho e contribuíram muito na assistência nesse período tão conturbado que vivenciamos”, reforça a coordenadora.

Residência Multiprofissional em Pediatria

A Residência Multiprofissional com ênfase em Pediatria (Resmulti/ESP/CE) é um dos componentes do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) vinculada à Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização em caráter de residência, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, caracterizando-se como educação para o trabalho, por meio da aprendizagem em serviço. O Programa tem duração mínima de dois anos, totalizando 5.760 horas, com uma carga horária de 60 horas semanais.

No Hias, a Residência Multiprofissional em Pediatria teve início em 2014, sendo composta por residentes de até oito categorias profissionais da área da Saúde. Anualmente, são disponibilizadas 18 vagas, sendo quatro para Enfermagem e duas para cada uma dos outros sete núcleos profissionais: Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia e Serviço Social. Desde que o Programa teve início, já foram formados 116 profissionais.

A formação contempla, além de atividades teórico-práticas no Hias, ensino realizado na ESP/CE. “O diferencial da Residência Multi aqui do Hias é que os residentes têm a oportunidade de realizar atividades em equipe dentro do serviço, com os demais residentes das outras categorias, tais como: educação em saúde, rodas de conversa com acompanhantes, momentos lúdicos com pacientes, tudo com o objetivo de ajudar no processo de hospitalização. Isso contribui para que o profissional tenha uma visão integral da saúde da criança e do adolescente e conheça mais sobre a área de atuação de cada um”, argumenta Larissa Loiola.