Papo SUS aborda saberes e práticas da Residência Multiprofissional nesta terça (8)

7 de março de 2022 - 12:57 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte gráfica

A Residência em Saúde é considerada o padrão ouro da formação na área. Ao longo dos últimos nove anos, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já formou mais de 1.700 profissionais que colocam na sua prática diária a excelência de um processo formativo feito para o fortalecimento e a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) cearense.

Tomando como referência essas experiências, o Papo SUS desta semana abordará as especificidades do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da ESP/CE com foco no caráter de integração entre o saber e a prática da iniciativa.

A live será transmitida pelo perfil da autarquia no Instagram (@espceara) a partir das 19h30. Participam desta edição a psicóloga e tutora do Programa de Saúde Mental Coletiva da Residência Multiprofissional, Núbia Caetano; a cirurgiã-dentista e egressa da Residência Multiprofissional, Aristéa Carvalho; e a psicóloga e residente em Cancerologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Aline Franco.
Durante a conversa, as participantes irão dividir todas as vivências e as percepções que envolvem o processo formativo, tanto pela perspectiva do docente quanto da parte dos estudantes que estão concluindo ou iniciando essa jornada.

“O SUS é enorme, necessário e complexo. Vestir essa camisa e enveredar pelos caminhos de defendê-lo não é sempre fácil ou linear. É preciso estudar, se capacitar, estar aberto a aprender todos os dias, por todos os lados e, principalmente, é preciso acreditar muito”, ressalta a coordenadora pedagógica da Resmulti da ESP/CE, Valesca Sousa.

Residência Multiprofissional

Por constituir modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, a Residência Multiprofissional e Uniprofissional é ofertada sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço.
Idealizado em 2011, o programa objetiva ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, visando a contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do SUS.

Serviço

Papo SUS – Residência Multiprofissional: a integração do saber e da prática no cotidiano do SUS
Convidadas: Núbia Caetano, psicóloga e tutora do Programa de Saúde Mental Coletiva da Resmulti; Aristéa Carvalho, cirurgiã-dentista e egressa da Residência Multiprofissional; Aline Franco, psicóloga e residente em Cancerologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Quando: terça-feira (8), às 19h30
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram