Projetos do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente serão apresentados ao Coema

8 de março de 2022 - 17:25 # # # #

Daniel Herculano - Ascom Sema

Nesta quinta-feira (10), às 14h, durante a realização da 296ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema)serão apresentados os projetos Programa Cientista Chefe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e da Superintendência do Meio Ambiente (Semace). O evento ocorrerá por videoconferência e será transmitido pelo YouTube da Sema.

O titular da Sema e presidente do Coema, Artur Bruno, explica que o trabalho do cientista chefe visa estabelecer políticas de inovação e apoio às ações de política ambiental que têm repercussões econômicas, sociais e ecológicas. “A conservação e o uso sustentável dos nossos recursos naturais são condições necessárias para a promoção da qualidade de vida da população, para a redução da pobreza, equacionando conflitos entre preservação e atividade econômica. Dessa forma, é importante fomentar o conhecimento científico e sua aplicação para elaborar políticas públicas e subsidiar tomadas de decisão inovadoras”, ressalta Bruno.

O cientista-chefe Meio Ambiente Prof. Dr. Luís Ernesto Arruda Bezerra fará a abertura. Na sequência, falarão os responsáveis por cada projeto. O Planejamento Costeiro e Marinho será tema da fala do Prof. Dr. Eduardo Lacerda. O Sistema de Informações Geográficas (SIG) ambiental do Ceará será abordado pelo Prof. Dr. Renan Guerra. Em seguida, o Prof. Dr. Hugo Fernandes explicará como está o processo de confecção da Lista Vermelha das espécies ameaçadas da fauna e da flora do Ceará. O Planejamento e criação de Unidades de Conservação no Estado será o assunto a ser explicado pelo Prof. Dr. Jader Santos. Finalmente, a Profª. Dra. Tarin Mont’Alverne fará explanação sobre Estratégias de Resiliência à Mudança no Clima no Ceará.