Corpo de Bombeiros forma primeiro binômio especialista em mantrailing do Ceará

15 de março de 2022 - 13:09 # # # # #

Ascom SSPDS

O cabo João Alves e a cadela Iara, da Companhia de Busca com Cães (CBCães), se tornaram o primeiro binômio especialista em mantrailing de todas vinculadas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O certificado veio após a conclusão de um curso na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com carga horária de 50 horas/aula, entre os dias 07 e 12 de março de 2022.

O mantrailing é uma técnica de busca por odor específico de um indivíduo, em que há a necessidade de um outro militar no apoio logístico (backup). A escolha da cadela da raça branco alemão de pelo curto, também conhecida de Pointer Alemão, ocorreu em decorrência de capacidades fisiológicas. “Ouvia falar sobre essa técnica, mas nunca tinha visto na prática”, narra o capitão Eliomar Cordeiro Alves, da Companhia de Cães.

Da descoberta à formação

“Quando fomos para a certificação da Liga Nacional dos Bombeiros (Ligabom), no Rio de Janeiro, pude acompanhar dois cães executando essa técnica e vi o potencial que ela tem para nos ajudar nas ocorrências de pessoa perdida em área rural. Seria muito difícil, pois seria início, então escolhi o cabo João Alves de Matos Neto ao ver sua dedicação no canil”, complementa parabenizando-o pelo resultado.

“Comecei a treinar a Iara com a ajuda dos meus companheiros cachorreiros, da CBCães e de outros estados. Quando tivemos oportunidade, com o apoio do comando do CBMCE de fazer esse curso de mantrailing em Natal, onde aprendemos mais técnicas e conseguimos formar e certificar o 1°cão de Odor Específico do Estado do Ceará”, comemora o bombeiro militar.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE)