Atendimento odontológico passa a integrar o programa de cirurgia bariátrica do Hospital Geral César Cals

17 de março de 2022 - 15:28 # # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC
Thiago Freitas - Foto

O acompanhamento odontológico reforça o tratamento de pacientes com obesidade

Os pacientes em acompanhamento na Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, serviço do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ganham mais um reforço no combate à obesidade. Desde a última segunda-feira (14), eles passam a contar com tratamento odontológico, processo que vai ajudar na mastigação dos alimentos, contribuindo para a redução de peso.

Os atendimentos são agendados para acontecer sempre às segundas-feiras, a partir de 13h, na Clínica de Atendimento Odontológico do Centro Universitário Fametro (Unifametro), instituição de ensino conveniada ao HGCC para o campo de estágio.

“Os pacientes são encaminhados via ambulatório, pelo Serviço Social ou pela enfermeira do programa, para o Núcleo Odontológico da Unifametro”, explica a assistente social Kelmy Eminely Policarpo Damasceno.

A enfermeira do programa de obesidade, Larissa Ferreira da Silva, ressalta a importância da mastigação no tratamento da doença. “É interessante que o paciente, além de aprender a mastigar, tenha a dentição completa”, ressalta Silva, completando que aliar a fonoaudiologia ao acompanhamento odontológico traz inúmeros benefícios.


“A minha expectativa com esse tratamento é das melhores, pois vai me trazer uma qualidade de vida muito boa. Vai me trazer a alegria de sorrir”, declara a professora Keyla Antonyele do Carmo Lima Silva

O chefe da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Rodrigo Babadopulos, destaca o papel da saúde dos dentes e a mastigação como pontos decisivos para uma boa alimentação, reforçando que o HGCC dispõe de uma fonoaudióloga na equipe desde o início do programa. “Muitos pacientes têm uma saúde bucal precária. Portanto, a avaliação odontológica e a correção de possíveis problemas dentários melhora a mastigação e, consequentemente, os resultados do tratamento”, reforça o médico.

A primeira paciente a ser atendida foi a professora Keyla Antonyele do Carmo Lima Silva, 41, moradora de Fortaleza. “A minha expectativa com esse tratamento é das melhores, pois vai me trazer uma qualidade de vida muito boa. Vai me trazer a alegria de sorrir”, declara.

A Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HGCC está estruturada com uma equipe multiprofissional, com médicos, assistente social, enfermeira, técnico de Enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicólogo, nutricionista, técnicos de laboratório e, agora, dentista.

Desde 2002, o hospital já realizou 1.025 cirurgias bariátricas. Atualmente, os procedimentos são por videolaparoscopia, sendo realizados dois por semana. A unidade realiza, ainda, a colocação do balão intragástrico como preparação para a cirurgia, em casos indicados.