Curador da Pré-Bienal e escritor, Daniel Munduruku participa de conversas com povos indígenas cearenses na Bece

17 de março de 2022 - 15:38 # # # # # # # #

Ascom Secult

Pautas voltadas para a inclusão e diversidade fazem parte da programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará chega ao último mês com uma série de atividades temáticas envolvendo o livro e a leitura, em formatos virtual e presencial, sempre respeitando a capacidade de ocupação dos espaços e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos. Entre os destaques da Pré-Bienal em março está o encontro com o curador da Pré-Bienal e escritor Daniel Munduruku, nesta sexta-feira (18), com conversas com povos indígenas cearenses, na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece).

Munduruku estará presente na sexta-feira (18), das 18h às 20h, na Mesa “Diálogo sobre a Infância Indígena”, acompanhado de Auritha Tabajara. O encontro será realizado na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece). Inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas pelo Sympla, clicando aqui.

A Pré-Bienal do Livro será encerrada com a exibição de um espetáculo lítero-musical no Cineteatro São Luiz, no dia 30, e com o lançamento do vídeo “Nas Dobras do Tempo: As Vozes e Saberes dos Povos para o Dia Nascer em Paz”, no dia 31.

Programação

A programação de março iniciou, no dia 7, com a oficina “Mulheres na Literatura: da leitura à escrita poética”, e foi realizada na Biblioteca Comunitária Mundo Jovem e com condução da professora e mediadora de leitura Monique Cordeiro.
As atividades e ações culturais estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar.

Sobre os participantes

Daniel Munduruku:

Autor de mais de 54 obras, escritor e educador brasileiro, de origem indígena, da etnia Munduruku. Graduado em filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Fez mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sua literatura remonta à tradição oral indígena, compreendendo fábulas, contos e mitos de criação. Seus textos acadêmicos abordam em especial questões educacionais, identitárias, culturais e linguísticas dos povos originários do Brasil.  Como diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais, tem fortalecido o movimento de escritores de origem indígenas das mais diversas etnias.

Auritha Tabajara:

Mulher indígena, nordestina, cearense, escritora, cordelista, contadora de histórias e terapeuta holística, desponta na literatura como a primeira escritora indígena brasileira. É apaixonada pela escrita desde os seis anos de idade, quando aprendeu a ler. Sua primeira obra foi “Magistério indígena em verso e prosa” (2007), lançado no Ceará e adotado como leitura obrigatória pela Secretaria de Educação.

Escreveu ainda “Toda luta história do povo Tabajara” (2008), “Diário de Auritha” (2009), “Coração na aldeia pés no mundo” (2018) (selo FNLIJ 2019)”, obra que despontou no mundo literário e que lhe rendeu o título de ser a primeira escritora cordelista indígena, “A sagrada pedra encantada” (2019), “A grandeza Tabajara” (2019) e “A lenda de Jurerê” (2020).

Tem vários textos em cordéis publicados nas antologias indígenas, em revistas online como Maria Firmino dos Reis, IHU e revista ACROBATA. Participou de vários congressos nacionais e internacionais, assim como no projeto Circuitos dos Saberes Indígenas, promovido pelo Itaú Cultural.

Serviço

PRÉ – Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 24 de Janeiro a 31 de Março de 2022