175 municípios cearenses já contam com plano municipal para a Primeira Infância

24 de março de 2022 - 15:26 # # # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto
Tatiana Fortes - Foto

O Governo do Ceará certifica 175 municípios cearenses, com diplomas ouro, prata e bronze, por terem concluído, aprovado e instituído os planos municipais intersetoriais da Primeira Infância. A certificação será entregue às 9h, da próxima segunda-feira (28), no 5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza. A ação é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pelo programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

O evento conta com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; da titular da SPS, Socorro França; da superintendente do Ifan, Luiza Laffite, e da presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas-Ce), Iêda Castro. O professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), David Kallás, ministra a palestra “A Importância do Planejamento às Políticas Públicas da Primeira Infância”.

“Essa premiação representa o reconhecimento do Governo do Estado aos municípios que participaram dos seminários e encontros intersetoriais e que se dedicaram à elaboração e instituição dos planos municipais da Primeira Infância. Os municípios e o Ceará estão de parabéns, pois 77% dos 184 municípios cearenses já estão com planos aprovados”, parabeniza a titular da SPS, Socorro França.

Os seminários reúnem secretários municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, representantes do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, coordenadores e supervisores do Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz.

Premiação
Dos 175 municípios premiados, 142 receberão ouro, por já estarem com os planos municipais intersetoriais da Primeira Infância aprovados, instituídos e com recursos definidos nos orçamentos públicos municipais. Trinta municípios, que estão com planos concluídos e aprovados no Conselho Municipal, receberão prata; e três receberão bronze, por estarem com planos prontos, mais ainda aguardando validação de órgãos deliberativos.

Os encontros foram promovidos pelo Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, por meio da SPS e Ifan, ao longo do ano passado. O objetivo foi qualificar gestores e técnicos para realizar diagnósticos sobre a primeira infância, traçar estratégias e definir as ações e indicadores que devem constar nos planos.

“Realizamos em 2021, quatro encontros. Foi um trabalho muito organizado, muito participativo. Reunimos 571 pessoas, de 182 municípios. Foi muito bacana. Os 175 municípios que serão certificados estão todos de parabéns”, relata a coordenadora do Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, no Ceará, Silvana Simões.

Serviço

5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará
Data 28 de março
Horário: 9 horas
Local: Gran Mareiro Hotel, Rua Oswaldo Araújo, 100, Bairro Praia do Futuro, Fortaleza/Ce.