Novos servidores participam de Seminário de Alinhamento e Integração da Sefaz Ceará

24 de março de 2022 - 11:39 # # # #

Natália Coutinho - Ascom Sefaz Ceará - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) iniciou, nessa quarta-feira (23), o Seminário de Alinhamento e Integração para os novos auditores fiscais. O evento acontecerá até a próxima terça-feira (29). No primeiro dia, os gestores fazendários apresentaram o cenário econômico e social do Estado e a estrutura organizacional da Instituição.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abriu o encontro dando boas-vindas aos novos servidores. “Estamos aqui para intimar todos vocês, cearenses, cariocas, pernambucanos, sergipanos, mineiros, baianos, gaúchos, capixabas, independente de onde terem nascido, a acreditarem verdadeiramente neste Ceará. Este Estado que faz pulsar o coração e reafirma que esta escolha foi acertada. Nosso convite é para vocês que estão aqui vistam a camisa da nossa organização, que é, antes de tudo, do nosso Estado. O Ceará está cheio de coisas extraordinárias para que vocês tenham sim vontade e desejo genuíno de vestir esta camisa”.

A titular da Sefaz Ceará também destacou a responsabilidade de ser fazendário. “A Fazenda é a secretaria estruturante para tornar possível todas as políticas públicas extraordinárias que o Estado do Ceará vem movimentando nos últimos anos. É importante que vocês abracem essa missão de servidor”.

Fernanda Pacobahyba apresentou um panorama do Estado, destacando a gestão fiscal e financeira possibilitando investimentos nas áreas de inovação, tecnologia, educação, saúde, cultura, turismo, assistência social e infraestrutura. “A crença de que o investimento público transforma a vida das pessoas e alcança resultados é algo muito firme para a gente. O Ceará lidera o patamar de investimentos. Normalmente, nós investimos o dobro da média nacional. Porém, o recurso arrecadado pelo nosso Tesouro ainda não é suficiente para o tamanho da transformação que nós precisamos”. A gestora ressaltou ainda que o Ceará é considerado o estado mais transparente e está à frente também do ranking de competitividade no Brasil.

No primeiro dia do Seminário, os secretários executivos da Fazenda, Sandra Machado (Planejamento e Gestão Interna), Fabrízio Gomes (Tesouro Estadual e Metas Fiscais) e Liana Machado (da Receita) mostraram a estrutura organizacional e as competências de cada coordenadoria ligada à gestão.

A secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado, expressou a alegria em receber os novos fazendários. “Esta é uma instituição muito valorosa. Vocês estão iniciando uma trajetória que eu desejo firmemente que seja uma vocação. Este é um espaço maravilhoso de aprendizado e que vocês podem aproveitar ao máximo. Vocês estarão em um projeto de mentoria para que possam conhecer melhor esta instituição e perceber onde podem produzir e entregar o melhor enquanto profissional. É muito importante que a gente consiga se perceber enquanto parte de uma engrenagem”.

Fabrízio Gomes destacou a missão da Sefaz que visa melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade. “Lembro que há quase 15 anos eu estava no lugar de vocês, chegando nesta Casa. Hoje, recebemos vocês e acreditamos que irão contribuir com a Sefaz e com o Ceará. Gosto de destacar a missão institucional desta Secretaria que traz o nosso compromisso com o Estado, com a Fazenda e como servidor público. Estamos aqui para servir a população cearense e fazer a diferença para as pessoas que mais precisam. É importantíssimo termos isso no coração”. Ele também explicou o trabalho desenvolvido pelas Coordenadorias de Gestão Fiscal, Financeira e da Execução Orçamentária Patrimonial e Contábil.

A gestora Liana Machado reforçou a importância de ter novos auditores fiscais na Sefaz. “Aprendo demais com as novas gerações que vão chegando nesta instituição. Tenho certeza que esta será uma troca de conhecimento muito salutar e próspera para uma unidade edificante. Nós precisamos do talento de cada um de vocês”. A secretária executiva realçou ainda a atividade da arrecadação, tributação e fiscalização. “Áreas que são o core da Sefaz para cumprir a missão arrecadatória”.

O recém-empossado Douglas Moura, do Rio de Janeiro, declarou estar se sentindo bem recebido por todos da Sefaz Ceará e feliz por poder contribuir com a instituição. “Este momento está sendo importante, pois além de vermos os nossos colegas, também conhecermos a estrutura da Secretaria e sobre o Estado do Ceará. Assim, começamos a nos ambientar neste Estado que estamos vindo para viver, realmente construir a nossa história e contribuir para o seu desenvolvimento”, destacou o novo auditor fiscal da Receita Estadual, que ficará lotado na Célula de Arrecadação.

Talentos

O evento contou ainda com apresentações artísticas mostrando os talentos fazendários. Uma delas foi do Paulo Régis Moura, que, além de servidor da Sefaz Ceará, também é articulador cultural, escritor, leitor, diretor de teatro, contador de história e cofundador do Centro Cultural de Lisieux, em Santa Quitéria, interior do Estado. “Nós criamos uma associação chamada Grêmio Recreativo Cultural e Educacional de Lisieux para trabalhar recreação, lazer, arte e educação com os jovens da comunidade. Hoje, temos um espaço que conta com teatro, cinema, rádio comunitária, biblioteca, quadra esportiva e um museu”, explicou.

Programação

O Seminário de Alinhamento e Integração segue até a próxima terça-feira (29), com a apresentação de todas as áreas da Sefaz Ceará.