Projeto acolhe cuidadores e qualifica assistência a pacientes internados na CCC

24 de março de 2022 - 09:41 # # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC - Texto e fotos

Encontros permitem que grupo compartilhe experiências e libere emoções

Quem cuida também precisa de assistência. Por isso, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realiza o projeto Eu, cuidador, iniciativa que busca promover um momento de escuta e diálogo com cuidadores de pacientes da unidade. Alguns são profissionais e outros, familiares que passaram a exercer a função pela primeira vez.

O programa existe desde janeiro deste ano e ocorre uma vez por semana, permitindo que o grupo compartilhe experiências e libere emoções. “É um momento coletivo em que o cuidador novato pode tirar dúvidas com outro mais experiente, por exemplo. Realizamos um cronograma de atividades que envolvem criatividade e dinâmicas”, explica a terapeuta ocupacional Kamylle Guanabara.

O grupo de cuidadores discute sobre autocuidado, promoção da saúde mental e sensibilização para a importância do bem-estar biopsicossocial, suscitando acolhimento de forma holística e integrativa.

Maria José de Sousa, 41, é cuidadora profissional e participa dos encontros desde o início. Ela relata que decidiu fazer do cuidado um ofício no momento em que foi designada para dar assistência à avó, diagnosticada com doença de Alzheimer. “Depois da experiência, decidi que iria ajudar outras pessoas. Atuo como cuidadora desde o ano passado e sou muito realizada na profissão”.

Leia também: Especialista do HSM explica sobre identificação e tratamento da doença de Alzheimer

De acordo com Mazé, como gosta de ser chamada, no grupo, os cuidadores mais experientes, como ela, ajudam os novatos. “É o momento de cuidar de quem cuida, é um momento nosso. As profissionais nos deixam muito à vontade. Temos a oportunidade de conhecer a história e a experiência de cada um, além de ajudar, seja em apoio emocional ou tirando dúvidas. Lembro que, certo dia, perdi um amigo e as palavras ouvidas no grupo serviram perfeitamente para mim naquele momento”, acrescenta, emocionada.

Além dos treinamentos que trabalham a parte técnica, Ariana Sampaio, psicóloga da CCC, afirma que a unidade realiza o momento de escuta “para que eles [cuidadores] possam relaxar, melhorar o bem-estar e se sentirem acolhidos”.

Treinamentos

As capacitações envolvem temas como uso de sonda, dieta, higiene, lesão, mobilização no leito, administração de medicamentos e cuidados com traqueostomia. Cada colaborador ministra um módulo conforme a especialidade.

Os internados na CCC possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente. Quem recebe assistência na unidade também tem direito a levar um cuidador de sua confiança para acompanhá-lo no processo de reabilitação.

“Podemos considerar o cuidador como um apoio, afinal, ele contribui para a melhoria de nossos pacientes. Um colaborador com a saúde equilibrada tem um rendimento melhor no ambiente de trabalho. Além da reabilitação de pacientes, nosso espaço investe na valorização de colaboradores e cuidadores, com uma equipe qualificada”, avalia a gerente da CCC, Ítala Oliveira.