Bombeiros do interior concluem Curso de Combate a Incêndio Urbano

28 de março de 2022 - 11:11 # # # # #

Ascom CBMCE

Na última sexta-feira (25), bombeiros militares dos quartéis de Tauá, Crateús e do Posto Avançado de Ipueiras concluíram a décima-nona edição do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU). Ao todo, vinte e quatro profissionais participaram da capacitação.

A ação educacional foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Na ocasião, os integrantes do sistema de segurança pública foram habilitados para utilizar as mais modernas técnicas, procedimentos e táticas operacionais voltadas para o combate a incêndios em áreas urbanas, atuando principalmente em edificações verticais.

Com duração de duas semanas, a capacitação de 100 horas/aula contemplou em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de combate defensivo a incêndios. Durante as aulas, equipamentos de proteção, uso da água, ventilação, busca e salvamento foram utilizados. A capacitação contou ainda com estratégias e táticas de combate de fogo real. Ainda durante o curso, foram discutidos assuntos que prepararam o profissional para combater ofensivamente incêndios em plano vertical.

Solenidade

A cerimônia de encerramento do curso ocorreu na 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM), situada no município de Tauá. O evento contou com as presenças do comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), coronel Anderson Viana, do coordenador do CBCIU, tenente-coronel José Leandro Marinho, do comandante do 3º BBM, tenente-coronel Antônio de Sousa Júnior, além do comandante do quartel de Crateús, tenente-coronel Homero Catunda Batista e do comandante da unidade de Tauá e concludente do curso, major José Artêmio Aragão Prado Júnior.