Forças de Segurança encerram feriadão com mais de 50 armas e 930 munições apreendidas

28 de março de 2022 - 15:30 # # # #

Ascom SSPDS

Com foco nas apreensões de armas de fogo, as Forças de Segurança do Ceará recolheram 58 armas – entre elas, fuzis – e 938 munições de calibres variados durante o último feriadão, no Ceará. Ao todo, foram apreendidas ainda armas artesanais, espingardas, garruchas, pistolas, revólveres e rifle. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), e compreendem o período entre sexta-feira (25) e domingo (27). O crescimento das apreensões se mantém em alta desde o início do ano. Somente em fevereiro último, o aumento foi de 39,6%, indo de 450 para 628 em comparação ao mesmo período de 2021.

Entre as 58 armas recolhidas, 26 foram encontradas no sábado (26). Entre elas, estão três fuzis apreendidos em duas ações distintas. A primeira ocorreu durante a manhã, com participação da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Policiamento com Cães, da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Seis armas, sendo dois fuzis, foram encontradas em um terreno no bairro Boa Vista – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Além das armas, foram apreendidas 119 munições de calibres diversos, seis carregadores e uma balança de precisão.

Outra ação exitosa realizada horas depois culminou nas apreensões de duas armas de fogo e munições. O material foi encontrado por policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), no bairro Pirambu (AIS 8) de Fortaleza. Dentre as armas encontradas, um fuzil que estava escondido na caixa d’água de uma residência. “As apreensões são de suma importância para manter a redução nos índices de criminalidade. Essas armas poderiam ser utilizadas em delitos como roubos e homicídios. É importante mencionar a importância de investimentos realizados pelo Governo do Ceará, tais como a instalação de mais de três mil câmeras de videomonitoramento, política de valorização dos profissionais da segurança pública e aquisição de armamentos e viaturas possantes”, destaca o 1º tenente do CPRaio da PMCE, Maia Filho, um dos oficiais do comando especializado.

Já entre as apreensões de munições, destacam-se outras ações registradas no sábado (26), quando 648 das 938 munições foram localizadas pela PMCE, também no Pirambu. Além disso, quatro pistolas também foram retiradas de circulação. Na ocasião, seis pessoas foram presas e autuadas por porte irregular de arma de fogo, em uma rápida resposta a um conflito entre grupos criminosos na região.

Balanço de apreensões

Entre janeiro e fevereiro de 2022, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam 1.139 armas de fogo. Somente em fevereiro, foram 628 armas, o que representa um aumento de 39,6%, em comparação com o mesmo mês em 2021, quando foram recolhidas 450. O aumento também é notado quando se compara o acumulado dos dois primeiros meses de 2022, com 1.139 apreensões, em comparação com o mesmo período no ano anterior, quando 972 armas foram retiradas de circulação. O crescimento é estimado em 17,2%, sendo atribuído à integração entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), bem como o reforço das ferramentas de tecnologia e a inteligência.