Governo do Ceará e província chinesa de Fujian assinam memorando ampliando cooperação firmada há 20 anos

30 de março de 2022 - 15:24 # # # #

Paola Vasconcelos - Assessoria para Assuntos Internacionais

O Governo do Ceará e a Província de Fujian, na China, comemoraram em 2021, 20 anos de relacionamento de irmandade. Para marcar a data, aprofundar amizade e ampliar a cooperação, foi assinado, na manhã desta quarta-feira (30), em reunião on-line, no Palácio da Abolição, o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento da Parceria da Rota da Seda entre a Província de Fujian e o Estado do Ceará.

Participaram da reunião on-line o secretário para Assuntos Internacionais do Estado do Ceará, Cesar Ribeiro; a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing; o diretor-geral do Gabinete dos Assuntos Exteriores do Governo Provincial Popular de Fujian, Chen Chuxin; a vice-diretora do Gabinete dos Assuntos Exteriores do Governo Provincial Popular de Fujian, Huang Shaorong; o coordenador da Assessoria Jurídica da Casa Civil, Roberto Mota; e o assessor jurídico da Casa Civil, Alessandro Padilha.

Na reunião, foram discutidas oportunidades em diversos setores como economia digital, internet das coisas, inteligência artificial, conexões entre portos, logística, energia verde e educação. A parceria entre as partes contempla várias áreas, especialmente envidar esforços para fortalecer livre fluxo do comércio, incentivando empresas a investir e estabelecer negócios de forma recíproca; acelerar a conectividade de infraestruturas; promover intercâmbios culturais; e intensificar diálogos governamentais.

De acordo com o secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Cesar Ribeiro, a China é uma importante parceira do Ceará e a província de Fujian foi uma das responsáveis pela intensificação das relações entre o Estado do Ceará e o país asiático, ainda quando o atual presidente da China, Xi Jinping, era o governador da província de Fujian e esteve no Ceará iniciando as relações entre os dois estados em 1996.

Com a assinatura do memorando para a Parceria Rota da Seda, Ribeiro destaca que as possibilidades de parcerias entre Ceará e Fujian se ampliam ainda mais, uma vez que o Estado potencializou nos últimos sete anos sua estrutura e ambiência estratégica para receber investimentos internacionais. “Ceará e Fujian têm muitas similaridades e por isso podem caminhar juntos. Assim como Fujian, o Ceará também é um polo inovador no país; somos referência no desenvolvimento das energias renováveis, principalmente eólica; temos uma zona de livre exportação em pleno desenvolvimento e uma estrutura portuária muito bem desenvolvida. São muitas oportunidades”, destaca.

Sobre a Rota da Seda

A província de Fujian é ponto de partida da Rota da Seda há pelo menos 2000 anos e faz parte da maior rede comercial que interligou o mundo antigo e continua até hoje de formas diversas.

Cooperação internacional

Em 2020 e 2021, para o combate à pandemia, o Governo do Ceará recebeu doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para detecção de covid 19 da província de Fujian, na China, e do Consulado Geral da China em Recife. Além disso, existem outras cooperações entre Ceará e Fujian em fase de desenvolvimento nas áreas da educação superior e saúde.