Balneabilidade Semace: orla fortalezense tem nove trechos próprios para banho

1 de abril de 2022 - 14:44 # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Dos 32 trechos da orla marítima de Fortaleza monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), apenas nove estão em conformidade segundo novo boletim de balneabilidade divulgado pela autarquia nesta sexta-feira (1). As análises são feitas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Superintendência.

No setor Leste, três trechos estão próprio para a recreação primária, sendo: postos dos bombeiros 04 entre a Praça 31 de Março, e os postos dos bombeiros 06, 07 e 08.

O setor Centro é o segundo item do boletim e se destaca por ter mais pontos em conformidade: cinco no total, entre a rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro.

Em seguida, o documento mostra o setor Oeste com um único trecho em conformidade: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó.

Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.

Período chuvoso

Nesse período chuvoso, a Semace informa que a intensidade de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.