Criadas as faculdades da Uece em Quixeramobim e em Canindé

11 de abril de 2022 - 13:28 # # # # #

Adriana Rodrigues - Ascom Uece - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) aprovou, no último dia 1º de abril, as Resoluções nº 1.757/2022 e nº 1.758/2022, que dispõem sobre a criação das novas unidades da instituição no interior do Ceará.

Com as resoluções, estão criadas a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), no município de Quixeramobim, e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc).

De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a aprovação das resoluções é “histórica para a Uece e para todo o estado do Ceará. Estamos com um percurso diferenciado, com a maior e mais qualificada política de expansão e de interiorização da Universidade e do ensino superior no estado do Ceará. É um projeto ousado que envolve uma faculdade de Ciências da Saúde que pensa o ensino, a pesquisa e a extensão, trazendo desenvolvimento e oportunidades para a região, para o interior e para todo o estado. É uma alegria que não cabe no peito.”

Inicialmente, a Facisc ofertará o curso de Bacharelado em Medicina, e a Fecisc disponibilizará os cursos de Bacharelado em Administração e de Licenciatura em Pedagogia.

Com as novas ofertas no interior do estado, a Uece terá mais 240 estudantes em um ano. Com isso, a partir da formação das primeiras turmas, o Ceará poderá contar com 80 novos médicos, 80 administradores e 80 pedagogos, anualmente.

Futuramente, a perspectiva é de crescimento para as duas faculdades. Isso porque, em até dois anos, a partir da data das resoluções, a Uece realizará levantamento de demandas nos municípios para criação de novos cursos para as unidades, beneficiando ainda mais cearenses, direta e indiretamente.