Hemoce abre inscrições para programa sobre gerenciamento de sangue voltado para residentes médicos e multiprofissionais

12 de abril de 2022 - 09:06 # # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto
Roberto Melo - Arte gráfica

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), abriu, nessa segunda-feira (11), as inscrições para o Programa de Educação em Transfusão para residentes médicos e multiprofissionais. Promovido em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a capacitação é baseada no Programa Internacional de Gerenciamento de Sangue do Paciente (do inglês Patient Blood Management – PBM) e poderá ser acompanhada de forma remota, entre os dias 9 de maio e 31 de julho. Os interessados podem se inscrever pelo aplicativo iSUS.

O Programa de Educação em Transfusão visa a conscientizar residentes médicos e multiprofissionais sobre a preservação do sangue do paciente e seu uso racional, evitando transfusões desnecessárias, além de promover sua segurança e oferecer um melhor tratamento. A aplicação dos conceitos do PBM favorecem melhor evolução clínica, redução de complicações em pacientes clínicos e cirúrgicos e menor tempo de internamento.

A iniciativa nasce com o intuito de ser uma estratégia permanente de capacitação de residentes médicos e multiprofissionais no Estado. Com o objetivo de fornecer conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias para a boa utilização dos recursos terapêuticos disponíveis, sejam eles transfusão ou outros métodos, o programa incentiva o manejo correto da anemia e a redução da perda de sangue por hemorragia, melhorando o manuseio da massa eritrocitária do paciente. Promove, ainda, a incorporação de conceitos de indicação de transfusão de hemocomponentes, baseados em evidências científicas, em pacientes atendidos nos serviços de saúde cearenses.

“O residente é um profissional que está em formação e precisa ter esse conhecimento sobre o uso racional do sangue para aplicar no seu dia a dia. O objetivo do curso é justamente chamar a atenção das estratégias que a gente já tem disponível e podem ser usadas. Com esse conhecimento, vamos ajudar a reduzir as indicações indevidas de transfusão, diminuindo o risco dos pacientes e transfundindo melhor. O nosso interesse é que o Programa de Educação em Transfusão seja uma iniciativa permanente e que entre definitivamente na formação do residente no estado do Ceará”, destaca Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Os participantes poderão acessar o programa de formação por meio do ambiente virtual de aprendizagem (EAD), dividido em dois módulos: básico (40h) e específico (40h). Para aprovação e certificação, os profissionais terão de realizar avaliação de conhecimentos para cada módulo, sendo necessário obter o rendimento mínimo de 70% de aproveitamento do conteúdo e no processo avaliativo.

Temática abordada no programa

Durante o treinamento, serão abordados temas como ciclo do sangue, princípios do PBM, uso racional do concentrado de hemácias, plaquetas, crioprecipitado e plasma, reações transfusionais imediatas, hemorragia grave no trauma, coagulopatia no trauma, transfusão em Neonatologia, abordagem no paciente com doença falciforme, manuseio dos medicamentos pró-coagulantes e entendendo as coagulopatias congênitas.

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, chama a atenção para o caráter inovador da iniciativa. Ela explica que a capacitação foi desenvolvida considerando o perfil de profissionais que a sociedade precisa neste momento. “Quais componentes esse trabalhador precisa desenvolver para alcançar esse perfil? Pensando nisso, estamos desenvolvendo esse curso a partir de um currículo longitudinal para alcançar essas competências, para que os nossos profissionais tenham realmente uma formação integrada e que alcance o necessário para um melhor cuidado das pessoas e uma melhor qualificação do serviço de saúde”, afirma.

O que é “Patient Blood Management”?

O PBM é uma abordagem centrada no paciente e baseada em evidências, que busca resolver situações relacionadas à anemia, à perda de sangue aguda e crônica e a alterações da coagulação em pacientes clínicos e cirúrgicos.

O princípio central deste programa é usar todas as estratégias disponíveis para atender às necessidades de cada paciente, melhorando sua evolução clínica e diminuindo o custo hospitalar com redução do tempo de internamento.

Ambulatório de PBM do Hemoce

O Hemoce conta com ambulatório de PBM presente em todo o Estado por meio do hemocentro de Fortaleza e das unidades regionais de Crato, Sobral, Iguatu e Quixadá, além do hemonúcleo de Juazeiro do Norte.

Os pacientes com anemia por deficiência de ferro ou outras vitaminas atendidos no Hemoce ou em outros serviços podem ser encaminhados ao ambulatório especializado. No local, eles são avaliados clínica-laboratorialmente. Também é realizada a infusão de ferro intravenoso, conforme prescrição do médico do ambulatório de PBM.