Adolescentes fazem visitas guiadas a teatro, biblioteca e escola de artes em Fortaleza

13 de abril de 2022 - 17:13 # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas Texto
Geroge Braga - Ascom Seas Fotos

O Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), lançado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), já começou a executar ações (visitas guiadas a equipamentos), com a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCS).

Os projetos Novas Trilhas (Organização Luta pela Paz), Embaixadores da Paz (Instituto Juventude e Inovação) e Trilharte (Instituto Dragão do Mar) propõem estratégias para atendimento e encaminhamento de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado e de adolescentes e jovens em cumprimento de medida.

Nessa série de reportagens, vamos destacar, inicialmente, o Projeto Trilharte, que realizou durante o mês de março, seis visitas guiadas a diferentes equipamentos da cidade de Fortaleza, com a participação dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, bem como de seus familiares e profissionais dos centros socioeducativos. O POC é coordenado por Larissa Camerino.

Mensalmente, as visitas do Trilharte seguirão em um ciclo de conhecimento de espaços e acessos, oportunizando reconfigurações de sociabilidade, a partir dessa experiência coletiva de participação, e permitindo a ampliação de saberes sobre possibilidade de inserção em espaços produtivos.

Escola de Artes

A primeira visita realizada foi à Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, localizada no bairro Jacarecanga, que contou com a participação de socioeducandos, familiares e profissionais do Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider (CSCAL). Os participantes foram apresentados à Escola, guiados por um funcionário do local. Ele explicou sobre o surgimento da unidade e como se tornou um patrimônio da cidade e bastante valorizado. O equipamento garante o exercício à cidadania e o direito ao lazer e à cultura.

Theatro José de Alencar

A segunda visita foi realizada para o Teatro José de Alencar. Estiveram presentes na visita jovens da unidade Patativa do Assaré, seus familiares e profissionais da unidade, que tiveram a oportunidade de conhecer a história rica do teatro, explorar seus jardins, seus requintados salões, e salas de figurino .

Convidados a subir ao palco principal, tiveram a sensação de ocupar um espaço sinônimo de protagonismo, experiência compartilhada também no Teatro Morro do Ouro.

Visita à Biblioteca Pública

A terceira visita foi direcionada à Biblioteca Pública Estadual do Ceará, com participação do Centro Socioeducativo Canindezinho. O espaço, reinaugurado em agosto último, foi conhecido com encantamento pelos participantes da visita. Eles puderam conhecer diversos ambientes, como as áreas destinadas ao público infantil, setor de obras raras, acervo de publicações de escritores e escritoras cearenses, além de material produzido para acesso de pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.

Centro de Formação Olímpica

Na sequência de visitas, adolescentes e profissionais do Centro Socieoducativo Aldaci Barbosa Mota vivenciaram a experiência de conhecer o Centro de Formação Olímpica. O grupo teve acesso ao complexo esportivo: espaços de academia, pista de corrida, dojos, piscinas e quadras de areia. A quadra serve como local de treinamento da dupla de vôlei de praia Patrícia e Rebeca. Elas disputaram os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Nessa visita, a assessora de planejamento e gestão do Instituto Dragão do Mar, Flávia Castelo, disse que o Estado desenvolve políticas públicas para a sociedade viver melhor: “Nada melhor do que um espaço como esse, democrático e com diversas práticas de esporte. Todos somos beneficiados”, destacou.

Cineteatro São Luiz

A quinta visita desse primeiro ciclo foi realizada no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. Desse vez, os convidados foram adolescentes do Centro Socioeducativo Dom Bosco, seus familiares e alguns profissionais. A visita pelo Cineteatro foi guiada por profissionais do local, que apresentaram a história de surgimento do Cine, o que já despertou o interesse dos adolescentes.

Também foram informados das diversas programações ofertadas, como: filmes, apresentações artísticas, mostras culturais, no espaço que pertence à comunidade. Os jovens e familiares elogiaram a estrutura do local e planejam visitá-lo em outras oportunidades.

Escola de Gastronomia

O encerramento das visitas de maio ocorreu na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Cais do Porto, com a participação de outro grupo de adolescentes do Centro Socioeducativo Dom Bosco, acompanhados de seus familiares e profissionais da Unidade. Os integrantes participaram de experiência gastronômica, além do compartilhamento de histórias de vida de alunas do equipamento, que reforçaram a importância da Escola de Gastronomia para a inserção e acesso ao mercado de trabalho.

Os familiares, por sua vez, se mostraram entusiasmados com a visita, ficando cientes da programação da Escola, que disponibiliza vagas para diversos cursos de forma gratuita. A mãe de um dos adolescentes disse que foi testemunha de um momento importante e que será útil, futuramente, para o seu filho. “Acho que ele ficou muito entusiasmado e já pensando em estar nessa escola quando estiver em liberdade. Será uma grande oportunidade na vida dele”.