Design é destaque na programação gratuita do Domingo na Estação (17)

13 de abril de 2022 - 15:54 # # # #

Ascom Secult

O Complexo Cultural Estação das Artes oferece música, gastronomia, atividades infantis e rodas de conversa sobre Design para os visitantes neste domingo de Páscoa

Uma manhã para reunir a família com programação gratuita e diversas atrações. Essa é a proposta do Domingo na Estação, um evento que já entrou para o calendário do público que gosta de começar o dia curtindo a cidade. Com atividades diversas a cada edição, a ideia é oferecer um leque de ações para apresentar o novo complexo cultural do Ceará à população e aos visitantes, um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, após investimento do Governo do Ceará.

A partir das 9h30, o Centro de Design do Ceará chega e se apresenta como parte deste novo espaço. Ainda em implantação, o equipamento compartilhará o caminho percorrido até agora, unindo-se, na roda de conversa “Centro de Design Escuta”, a outras duas iniciativas que se interligam na busca da sustentabilidade por meio de ações inovadoras para o Ceará: a Fortaleza Cidade Criativa do Design e a Associação Ceará Design.

Na sequência, às 10h30, ainda como parte da programação, o design editorial independente ganha protagonismo na conversa, a partir da trajetória da Editora Substânsia. No formato “Leitura de Portfólio”, o poeta e editor Talles Azigon e a designer Amanda Nunes apresentam as ideias que compõem as mais de 70 publicações da editora e as formas de criação dentro do mercado literário cearense. Criada em 2014, a Substânsia trabalha com foco em publicar obras de autores contemporâneos e com perspectiva de novas condições de diálogo entre os criadores das mais variadas artes, abertos para o debate colaborativo.

Ainda durante a manhã do Domingo na Estação, as crianças poderão participar da Oficina de Vagão de Trens com Caixas de Papelão com a artista visual e arte-educadora Simone Barreto. Na atividade, as crianças entrarão no clima da Estação ao criar os próprios vagões de trem utilizando material reciclável e seguirão em um passeio pelo equipamento utilizando suas criações.

A Estação das Artes é um lugar de encontros e de convite à permanência. Em um amplo espaço compartilhado, com uma arquitetura centenária restaurada, o público pode circular, conversar, fotografar, apreciar o projeto paisagístico, dançar, experimentar sabores nas barraquinhas e se divertir com a família e seus pets. O som, neste domingo, fica por conta do DJ Estácio Facó e sua diversidade musical.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Além destas atividades, o público é convidado a mergulhar na memória da antiga estação ferroviária por meio de uma exposição fotográfica na Plataforma da Estação. No ensaio fotográfico “Nos Trilhos do Tempo”, 30 imagens produzidas pelos fotógrafos Chico Gomes e Regivaldo Freitas propõem um singelo passeio pela história sobre aqueles trilhos. Partindo de uma perspectiva antropológica, na qual o homem é o centro de interesse, os registros são breves e emblemáticos do que se pode pensar como locomoção de vidas ao longo do tempo.

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes

O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9h às 12h. O projeto Domingo na Estação tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil m², Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, até o mês de agosto, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). Eles integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Serviço

Domingo na Estação
Dia: 17/04/2022
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Gratuito e aberto ao público
Mais informações: @secultceara e @institutomiranteceara