Potencial do Pecém é apresentada durante o Intersolar Summit Brasil Nordeste

27 de abril de 2022 - 17:28 # # # # #

Áquila Leite - Ascom Complexo do Pecém

Um dos maiores eventos de energia solar do País, o Intersolar Summit Brasil Nordeste teve início nesta quarta-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará, e segue com uma programação extensa até amanhã (28). Objetivando apresentar sua infraestrutura robusta e seus grandes diferenciais competitivos, o Complexo do Pecém marca presença no evento, em um estande compartilhado com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet) e a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece).

Localizado logo na entrada do evento, na Rua A, o estande do Governo do Ceará, de número 01, conta com a presença do gerente comercial de negócios portuários do Complexo do Pecém, Raul Viana, e do assistente de desenvolvimento logístico da empresa, Alexandre Holanda, que estão à disposição dos visitantes para dar detalhes sobre toda a infraestrutura do Complexo do Pecém, uma joint venture formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, e que conta com três grandes frentes: Área Industrial, Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

“O Complexo do Pecém vem se destacando na sua participação no segmento de energias renováveis, tanto solar como eólica. A nossa participação na Intersolar é um reflexo desse destaque que sempre temos buscado, inclusive melhorando a nossa participação nesse mercado e se integrando, cada vez mais, com nossos clientes, atendendo suas necessidades, dificuldades e desafios para que possamos nos adaptar e atendê-los da melhor maneira possível. Ao entender melhor cada tipo de negócio, como a energia solar, conseguimos prover um serviço ainda mais diferenciado e de excelência, como é a marca registrada do Complexo do Pecém em todas as suas atividades”, destaca Raul Viana, gerente comercial de negócios portuários do Complexo do Pecém.

O Intersolar Summit Brasil Nordeste recebe mais de 300 congressistas e 25 palestrantes para debater os cenários e perspectivas acerca do mercado de energia solar no Brasil e no mundo. O congresso tem o objetivo de viabilizar informações aprofundadas sobre o setor, criar oportunidades de negócios, expandir o uso de tecnologias e fortalecer o setor nacionalmente.

Movimentação do setor

No ano passado, o Porto do Pecém registrou um aumento de 26,7% na movimentação de contêineres carregados com componentes solares. Em 2020, por exemplo, foram 1.734 TEUs movimentados, número que subiu para 2.198 TEUs em 2021. Esses contêineres contam com cargas contendo inversores, módulos e placas solares.

“Em um momento no qual o mundo se volta para a transição energética, o Ceará vem trilhando uma jornada de investimentos favorável ao desenvolvimento de novos negócios. Eventos como o Intersolar servem de ponte para que possamos divulgar nossos potenciais para a cadeia produtiva e viabilizar a atração de novos empreendimentos para o nosso Estado dentro de uma visão sustentável e de inclusão”, afirma Francisco Rabelo, presidente da Adece.

Serviço

Intersolar Summit Brasil Nordeste

Data: 27 e 28 de abril de 2022

Horário: 9h às 17h30

Local: Centro de Eventos do Ceará

Estande do Governo do Ceará: Estande 101, na Rua A

A programação na íntegra pode ser conferida no link