Servidores da Pefoce realizam Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro

3 de maio de 2022 - 15:33 # # # # # #

Ascom Pefoce

Servidores da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T). Em uma ação contínua e especial da Escola de Gestão Penitenciária da SAP, os servidores da segurança pública receberam aulas para condução e manuseamento das armas, com objetivo de melhorar ainda mais o desempenho operacional. O objetivo do curso é aprimorar o uso de armamentos por policiais penais e agentes de várias instituições de segurança pública do Estado, aumentando a eficácia nos procedimentos realizados por cada órgão.

No 54º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro, que foi finalizado na última quinta-feira (28), participaram 27 servidores da segurança pública, sendo 23 policiais penais, dois policiais militares e dois da Perícia Forense. O treinamento é formado por instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) e atualmente o corpo de instrutores conta com os policiais penais formados no II CFIAT.

Os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas como apresentação do armamento e munição, arma longa espingarda calibre 12 e arma longa calibre.40, noções de saque velado, instrumentos de menor potencial ofensivo – IMPO e trabalhando saúde mental e autocuidado, identificação e solução de panes, recarga tática e recarga emergencial, entre outros.

Um dos servidores da Pefoce que concluiu o curso, Renan Rodrigues, avaliou sua experiência e a importância do curso. “O curso foi muito bom, além das expectativas. A equipe da SAP nos recepcionou muito bem, uma equipe muito preparada. Essa integração da SAP com as outras forças é de suma importância para aperfeiçoar a atividade e contribuir para a Segurança Pública do Estado. Os ensinamentos que nos foram passados é algo que levaremos para o resto da vida, tanto para o lado pessoal quanto profissional. Espero que essa parceria perdure e outros servidores da Pefoce possam participar do CAAT e se prepararem para as batalhas do dia a dia”, relatou.

Capacitação

O curso foi criado pelo secretário Mauro Albuquerque e ocorre desde 2019. Na última segunda-feira (02), foi iniciado o 55º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro. A atividade conta com aproximadamente 30 servidores da segurança pública, sendo dois da Pefoce. Com encerramento previsto para o próximo dia 11, o curso tem a duração de 66 horas-aula e faz parte da política de capacitação e aprimoramento dos servidores da Segurança Pública do Estado.