Humanização e cuidado: ações marcam o Dia das Mães no Hospital César Cals

4 de maio de 2022 - 12:45 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC Texto
Thiago Freitas Fotos

Um dia inteiro de atividades para homenagear as mães. E não podia ser diferente em uma das mais importantes maternidades do Estado. É assim que será comemorado o Dia das Mães no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta sexta-feira (6), a partir das 8h. Com o tema Mãe – merecedora de todo cuidado, os integrantes da Residência Multiprofissional do equipamento pretendem envolver pacientes, acompanhantes e colaboradoras.

A programação inicia com a ação Cuidando de quem cuida: reflexologia e auriculoterapia para as mães, nos jardins do HGCC. Na Unidade Neonatal, serão produzidas fotos com os bebês e suas mães – uma lembrança desse dia tão especial. As imagens serão feitas nos dois turnos com plaquinhas comemorativas com a frase “Meu 1º Dia das Mães”. Para encerrar a manhã, todas as enfermarias de alojamento conjunto terão música ambiente.

Já no período da tarde, a partir das 13h, a programação reinicia com o Recriar-se, grupo que conversa com as mulheres sobre maternidade e autocuidado. Na Casa da Gestante, as pacientes ganharão pinturas na barriga e escalda-pés para proporcionar um momento de relaxamento.

Humanização

As atividades buscam promover serviços com humanização para gestantes e mães com bebês internados nas Unidades Neonatais. “Pretendemos alcançar todas as unidades da linha de cuidado materno-infantil com ações variadas, fortalecendo o vínculo materno e proporcionando momentos de relaxamento e autocuidado”, diz João Paulo da Silva Bezerra, residente de Fisioterapia.

Programação busca promover serviços com humanização para gestantes e mães com bebês internados nas Unidades Neonatais

No hospital, serão montados painéis em homenagem às mães e haverá entrega de cartões. O evento é organizado pela Residência Multiprofissional em Neonatologia e pela Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, vinculadas à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), com apoio e participação das coordenações dessas áreas.