Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica contará com contribuição da população

5 de maio de 2022 - 11:49 # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) quer ouvir a população sobre as expectativas em torno do Projeto de Restauro das Caixas d’Água do bairro Benfica. O projeto se destaca pelo ineditismo e por envolver patrimônios históricos e afetivos de Fortaleza, ligados à história do saneamento local, e também à história da população local. Para isso, a companhia disponibilizou um link, no qual todos os cidadãos podem opinar sobre o projeto no Ambiente Virtual de Memória do projeto:

Queremos ouvir você – CAIXAS D’ÁGUA DO BENFICA.

O projeto básico de restauro da caixas será entregue e analisado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), mas antes de ser consolidado, a companhia deve levar em consideração os resultados dessa pesquisa, que questiona a opinião dos cidadãos sobre os potenciais usos do espaço e relação afetiva da população com o local. Cabe destacar que a proposta da Cagece para a área, tornada pública em abril, leva em consideração as orientações das cartas patrimoniais, reconhecidas internacionalmente.

Além da opinião da população, a equipe da Cagece tem dialogado com representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), em especial da Faculdade de Direito (Fadir), para tratar sobre a potencialidade do projeto de forma consensual. A universidade possui hoje dois grandes blocos, localizados ao lado da praça onde estão as Caixas d’água. Atualmente, o espaço ao lado dos reservatórios tem sido utilizado como estacionamento, mas que, com o projeto de restauro, voltará a ser mais um espaço público da capital cearense.

Na Prefeitura de Fortaleza, um grupo de trabalho com a participação do Instituto de Planejamento de Fortaleza e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) realizam atualmente uma etapa de análise de mapas, plantas e toda a documentação referente ao terreno que será impactado pelo projeto de restauro proposto pela Cagece.

“Nossa ideia é compartilhar esses estudos com a UFC, que é parceira do projeto, para que sejam realizadas as tratativas oficiais de cessão do espaço para a Cagece por 20 anos, de acordo com o Termo de Compromisso”, explica Dalila Menezes, articuladora do projeto pelo Iplanfor.

Órgãos de infraestrutura, trânsito, transporte público e direitos humanos também fazem parte das articulações do projeto da Cagece.

Serviço

Para opinar sobre o Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica acesse o Ambiente Virtual de Memória, por meio do link:

Queremos ouvir você – CAIXAS D’ÁGUA DO BENFICA.