Detran-CE realiza blitz educativa na abertura do Maio Amarelo

9 de maio de 2022 - 10:17 # # # # #

Ascom Detran-CE - Texto e fotos

Na ação, também foram apresentados aos motoristas os óculos de realidade virtual, que simulam efeitos do álcool no organismo, ao conduzir veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nesta quinta-feira (5), uma blitz educativa no bairro Maraponga, em Fortaleza. A ação deu início às programações do Movimento Maio Amarelo, que acontece anualmente e trabalha a conscientização de condutores e pedestres no trânsito.

Durante a abordagem, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e outros órgãos, os motoristas receberam material informativo sobre a campanha, que tem como tema central deste ano “Juntos Salvamos Vidas”. “Desde que assumi o Detran, intensificamos imensamente as ações educativas, pois entendo ser a Educação uma ferramenta extremamente poderosa para disseminar aos nossos condutores a importância do respeito às leis de trânsito, essencial para salvar e preservar vidas”, considerou o superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino.

Os condutores também foram convidados a realizar o teste com os óculos de realidade virtual, adquiridos recentemente pelo órgão, que simulam o estado de embriaguez ao volante em atividades simples como andar em linha reta e contornar cones. “Este ano contamos com este novo equipamento, que são óculos de realidade virtual, mostrando aos condutores, de maneira simples, como os efeitos do álcool podem ser prejudiciais para quem está ao volante”, ressaltou o diretor de Educação do Detran-CE, Ubiratan Teixeira.

Durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades voltadas para a conscientização no trânsito e a redução de acidentes nas vias, como blitze, intervenções em praças, faixas de pedestre, palestras em empresas e escolas, além de ações em rodoviárias, com o “Tô de cinto, tô seguro”, tanto na capital como no interior. Também será utilizada a unidade móvel da escola de trânsito com a mini-maquete e diversas atividades, com enfoque em um trânsito mais seguro para todos.