I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar discute práticas avançadas na área

10 de maio de 2022 - 13:32 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto e foto

Na sede da ESP/CE, mais de 350 profissionais participaram do debate de forma presencial ou on-line

O I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar reuniu profissionais de diferentes campos da assistência em saúde para partilhar conhecimentos e experiências na área. O evento ocorreu por meio de parceria entre as secretarias da Saúde do Ceará (Sesa) e Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). As atividades foram realizadas na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à pasta estadual.

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, acolheu os participantes enfatizando a relevância do papel que eles assumem nas linhas de cuidado na Emergência. “Esse é um momento de enriquecimento do serviço e do ensino dessa área que, cada vez mais, se fortalece. A gente percebe a importância quando vemos o impacto do trabalho de cada um de vocês”, disse.

Realizado de forma híbrida, o evento contou com mais de 350 inscrições. O objetivo do encontro foi refletir sobre a liderança, o protagonismo e as práticas avançadas na Rede de Emergência cearense. Participaram da primeira edição da iniciativa gestores, profissionais, pesquisadores e estudantes da área da Saúde.

O gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Fortaleza, Fred Arnaud, esteve presente na mesa de abertura. Em sua fala, ele destacou a significação do evento para os campos do ensino e para o treinamento de instituições como o próprio Samu 192 Ceará. “Esse evento é um marco porque traduz a ânsia do aprendizado, do treinamento e da discussão. É assim que se faz saúde: discutindo, debatendo, aprendendo e escrevendo”, ressaltou.

Programação

Ao longo de todo o dia, o fórum trouxe uma série de mesas redondas e palestras. Na parte da manhã, o debate ocorreu em torno do papel da Enfermagem a partir do olhar do Conselho Regional de Enfermagem (Coren Ceará); do atendimento pré-hospitalar no Samu 192 como espaço de formação e do protagonismo do técnico em Enfermagem e do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar.

Confira as apresentações da manhã

No período da tarde, as apresentações englobaram duas palestras, sendo uma sobre os caminhos para a valorização do exercício da Enfermagem e outra sobre as especificidades do Suporte Intermediário de Vida a partir da experiência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Confira aqui as apresentações da tarde.