Corpo de Bombeiros salva sete banhistas de afogamentos em praias do Ceará

16 de maio de 2022 - 12:11 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou sete banhistas, todos com vida, vítimas de princípios de afogamentos durante o último fim de semana. As equipes também somaram 1.605 prevenções e encontraram três crianças que estavam afastadas de seus responsáveis. As ações ocorreram nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara. O balanço compreende o período da sexta-feira (13) até o domingo (15).

Os resgates

Em síntese, os guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS), que atuam na Praia do Futuro, realizaram três resgates, todos de vítimas de Fortaleza, sendo uma adolescente de 16 anos de idade, um jovem de 18 anos e o outro de 22 anos. Três crianças perdidas, com idades de quatro, seis e dez anos, foram encontradas pelas equipes. Elas foram entregues aos seus respectivos responsáveis. As crianças de quatro e de seis anos de idade são de Fortaleza/CE, mas a criança de dez anos é natural de Chapecó/SC.

Foi realizado ainda um atendimento pré-hospitalar a um jovem de 18 anos de idade, natural de Salitre. Em razão de ser asmático, o rapaz sofreu uma crise alérgica. Após estabilizado, ele seguiu por meios próprios para uma unidade de saúde para avaliação clínica. Por fim, foram realizadas 797 prevenções na Praia do Futuro.

A 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS), que atua em Caucaia, realizou quatro resgates, sendo dois na lagoa Águas Cristalinas – jovens de 22 e 30 anos de idade, naturais de Sorriso/MT e com grau 1 de afogamento, quando vítima apresenta apenas tosse, sem espuma na boca ou no nariz. Já na lagoa do Cauípe, dois adolescentes de 17 anos, ambos naturais de Fortaleza, foram resgatados ainda no período iminente de afogamento, apenas na fase de agitação. Ao todo, foram realizadas 212 prevenções aquáticas.

A 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede no Aracati, realizou 88 prevenções aquáticas. Por último, o Posto Avançado de Jericoacoara realizou 508 ações da mesma natureza.