Game da Cidadania é destaque durante Semana da Educação Fiscal

25 de maio de 2022 - 17:44 # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz Texto >
Valmir Júnior e Rayane Patrinne Fotos

Em comemoração ao Dia Estadual da Educação Fiscal, celebrado nesta quarta-feira (25/5), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, no auditório do órgão, o Game da Cidadania, um jogo de perguntas e respostas sobre temas relativos à tributação e ao controle social. O evento, parte da Semana da Educação Fiscal 2022, foi transmitido pelo canal da Sefaz no YouTube (clique aqui para assistir).

Participaram da atividade os alunos e professores da disciplina de educação fiscal das escolas estaduais Walter de Sá Cavalcante, Joaquim Moreira de Sousa, Maria Alves Carioca e Irmão Urbano. O jogo foi conduzido pelos servidores fazendários Saulo Braga (orientador da Célula de Contabilidade) e Clarissa Barroso (supervisora do Núcleo de Rede de Parceiros da Educação Fiscal).

A coordenadora de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior, falou da satisfação de receber os estudantes para o Game da Cidadania. “Vocês não têm noção da nossa alegria. Como a energia de vocês é contagiante. Muito obrigada por vocês estarem aqui. A única forma que acreditamos que podemos mudar a sociedade é por meio da educação.”

A coordenadora de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Gezenira Rodrigues, disse que o evento é uma concretização da parceria entre a Seduc e a Secretaria da Fazenda. “Este momento coroa essa nossa troca. Tudo isso é feito pensando na formação do jovem e isso acaba acarretando para a Sefaz aquela construção social, de ver realmente o trabalho sendo reproduzido na ponta que é a formação”, disse, acrescentando que das 261 escolas em tempo integral, 53 têm a disciplina eletiva de educação fiscal.

A diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), Priscilla Dias, também falou sobre a importância do trabalho conjunto com a Secretaria da Fazenda para a disseminação da educação fiscal. “Estou muito feliz em ver que as escolas têm essa integração a respeito da educação fiscal. A EGP é um órgão que, em parceria com a Sefaz, desenvolve programas, cursos, projetos e eventos, sempre que essa proposta de levar a educação para vocês da sociedade civil, principalmente vocês, jovens, que são os atores que vão fazer a diferença para o nosso país como um todo. Parabéns para vocês que estão se engajando, se dedicando e buscando esse conhecimento tão importante.”

A competição teve como vencedora a escola Joaquim Moreira de Sousa, que recebeu o prêmio de R$ 500, patrocinado pela Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec). Também foram entregues brindes para os participantes do jogo.

Estiveram presentes no encontro a gerente da Célula de Educação Fiscal da Secretaria de Finanças de Fortaleza, Karina Oliveira; a representante da Receita Federal, Camila Rodrigues; os ex-gestores do PEF-CE, Argemiro Torres e Imaculada Vidal; e assessora da Coordenadoria da Educação em tempo Integral da Seduc, Tereza Márcia da Silveira.

O encontro contou ainda com a apresentação musical do professor Matias Luz, da escola Walter de Sá Cavalcante, e do colaborador fazendário Wellington Rocha.