Corpo de Bombeiros resgata seis banhistas de afogamentos na Praia do Futuro

30 de maio de 2022 - 15:37 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto

Equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) salvaram cinco banhistas de afogamentos e um velejador em praias do litoral de Fortaleza. Os resgates ocorreram nas regiões das Praias do Caça e Pesca e Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O balanço compreende o período da sexta-feira (27) até o domingo (29).

Dos cinco resgates desse fim de semana, dois deles foram de turistas, um banhista de Manaus (AM) e outro de São Luiz do Maranhão (MA). No domingo (29), um homem de 34 anos foi resgatado com vida próximo à praia do Caça e Pesca. O kitsurfista estava à deriva, quando uma equipe do CBMCE o avistou.

Para o salvamento, os bombeiros militares usaram uma motocicleta aquática. A vítima saiu ilesa do mar e teve todo seu material de velejo resgatado.

De acordo com o comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE, major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, as ações de prevenção para evitar possíveis afogamentos aconteceram durante todo o fim de semana. “O balanço dos resgates e das prevenções compreendem todo o final de semana. É importante destacar ainda que foi realizado em todo o litoral do Estado”, explica o comandante.

Os resgates

As equipes de guarda-vidas realizaram, durante todo o fim de semana, 1.276 prevenções no litoral cearense. A iniciativa, que é realizada pelos CBMCE, pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento. Os bombeiros militares são preparados para atuarem no litoral e realizam trabalhos em praias de Fortaleza (AIS 10), Caucaia (AIS 11), Jericoacoara (AIS 17) e Aracati (AIS 18).

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e cinco motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, destacou o oficial de praia nesse fim de semana na Praia do Futuro, o 1º tenente do CBMCE, Rodrigo Martin.