Papo SUS desta terça-feira (31) discute o que já se sabe sobre a varíola dos macacos

30 de maio de 2022 - 17:21 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE

Em um contexto em que casos de covid-19 ainda são registrados em diversos territórios mundiais, a chegada de uma nova doença, denominada monkeypox (varíola dos macacos), acende um alerta para a sua disseminação em continentes não endêmicos, a exemplo da Europa, da América do Norte e da América do Sul.

Considerada uma zoonose, a enfermidade – transmitida de animais para humanos – registra, no momento, mais de 400 casos suspeitos ou confirmados em cerca de 20 países. Apesar de o Brasil e de o Ceará não registrarem, até então, nenhum caso oficial da doença, o governo brasileiro está monitorando a situação no mundo e em território nacional.

Mas quais as especificidades desse tipo de varíola? Como identificar sintomas, riscos e formas de contágio? Como conhecer o seu histórico? Essas e outras dúvidas serão tema do Papo SUS desta terça-feira (31).

A live será transmitida pelo perfil no Instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a partir das 19h30. Participam do debate virtual a médica infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Christianne Takeda; e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa, Vilani Matos.

Nota de alerta

Ainda nesta segunda-feira (30), a Sesa recebeu uma notificação de um caso suspeito da monkeypox em um residente de Fortaleza. De acordo com o órgão, estão em andamento todas as medidas de isolamento domiciliar, além da busca de contatos e da coleta de material para exames.

Na última sexta-feira (27), a pasta estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Ceará (Cievs), emitiu uma nota sobre a monkeypox. No documento, há um alerta para que sejam reforçadas as medidas de vigilância e monitoramento de casos suspeitos com notificação imediata; bem como divulgadas, de maneira célere e eficaz, as orientações a para resposta ao evento de saúde pública.

Varíola dos macacos

Doença que se assemelha à varíola humana – erradicada em 1980 –, a monkeypox (varíola dos macacos), ocorre principalmente na África Central e Ocidental. Os casos são frequentemente encontrados perto de florestas tropicais onde há animais que carregam o vírus.

Evidências de infecção pelo vírus da varíola dos macacos foram encontradas também em esquilos e em outros roedores. A transmissão para humanos pode ocorrer pelo contato com um animal ou um humano infectado, principalmente, por meio de gotículas respiratórias.

Serviço

“Papo SUS”
Monkeypox: o que sabemos sobre a varíola dos macacos?
Quando: terça-feira (31) , às 19h30
Acesse o perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara)