Cagece participa de projeto de esgotamento sanitário em Angola

1 de junho de 2022 - 15:15 # # # # #

Ascom Cagece

Pela experiência exitosa da Cagece com o modelo de saneamento rural, que é referência mundial, o Ceará foi o estado escolhido para representar o Brasil em uma missão internacional de cooperação em Angola, na África. Trata-se do Programa de Parceria mantido entre o País e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de melhorar as capacidades de saneamento, higiene, qualidade da água e gerenciamento de resíduos (conhecido como WASH), naquele país.

O projeto, financiado pelo Fundo Índia, Brasil, África do Sul (Fundo IBAS), é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Governo de Angola. Para compartilhar o conhecimento brasileiro no tema, o diretor de Unidades de Negócio do Interior da Cagece, Helder Cortez, e o secretário-executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Lustosa, além do engenheiro projetista Fabiano Lira, da Cagece, e de representantes da Funasa-CE, estiveram em Angola na última semana, participando da primeira reunião do Comitê de Gestão do Projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral “Saneamento Condominial Simplificado na Municipalidade de Viana” e cumpriram toda uma agenda de trabalho e cooperação naquele país.

Conforme ressalta Helder Cortez, representantes do governo angolano fizeram uma visita à Cagece e escolheram o tipo de cooperação. “Tudo que foi planejado foi cumprido. Estivemos em várias comunidades para escolher em qual área vamos atuar. A Cagece e a SCidades vão trabalhar como consultores, apoiadores. Já a Angola vai desenvolver o projeto e executar a obra de implantação do sistema condominial de esgotamento sanitário. Há um comprometimento de todas as equipes e do governo de Angola. A ideia é transferirmos conhecimentos. Isso é muito bacana. Há interesse de outros países da África também por essas parcerias”, ressalta Helder.

Saiba Mais

Esta não é a primeira cooperação da Cagece com a África. Em 2016, a companhia, por meio da Gerência de Projetos (Gproj), desenvolveu o projeto-piloto de um sistema de esgotamento sanitário para atender com coleta e tratamento de esgoto os moradores de um condomínio com 780 habitantes, na cidade de Wukro, na região de Tigray, na Etiópia.

O sistema foi inaugurado em 2018 e a Gerência de Saneamento Rural (Gesar) desenvolveu um modelo de gestão para o mesmo. O projeto também fez parte da Cooperação Sul-Sul Trilateral entre o Governo do Brasil, o Governo da Etiópia e o Unicef pelo período de 2015-2017, e teve como objetivo promover uma política de saneamento naquele país, através a implantação de um projeto-piloto de esgotamento sanitário e um marco regulatório dos serviços de esgotamento sanitário.