Equipe do PReVio participa de palestra sobre soluções para a área de segurança pública

1 de junho de 2022 - 17:20 # # # #

Ascom ViceGov

A equipe do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) participou, na manhã desta quarta-feira (1º), de palestra para debater, trocar experiências e discutir soluções para a área de segurança pública no Ceará. O encontro foi uma iniciativa da Global Evaluation Iniciative, organização que promove o compartilhamento de conhecimento em diversas áreas por todo o mundo. A mesa virtual foi composta pelo coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos do PReVio, Régis Dantas; o secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Eduardo Holanda; além do titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Matos.

Com a temática “Quais ferramentas atuais usadas por gestores municipais e estaduais vêm sendo desenvolvidas para o monitoramento e avaliação das políticas públicas na área de Segurança Pública? Como a Segurança Pública vem ampliando sua base de evidências? É possível pensar em novas fontes de dados para esse setor?” os convidados puderam apresentar ideias e responder perguntas da audiência online por cerca de 60 minutos.

Régis Dantas reafirmou a importância de eventos como o desta quarta para a interação e a troca de ideias entre os setores envolvidos na área de segurança. “Participar de um evento como esse é algo muito satisfatório. podemos trocar experiências e passar para os cearenses qual a real situação da segurança pública do estado. estamos utilizando todas as ferramentas para tentar amenizar esse problema extremamente complexo que é a violência. estamos no caminho certo, mas sabendo que precisamos fazer mais”, disse.

Eduardo Holanda ressaltou a união e a integração entre os quadros responsáveis pela segurança para que se consiga um bom resultado no estado. “Um dos nossos projetos prioritários é a integração das guardas municipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Queremos colocar Fortaleza, como principal guarda municipal que é, pela sua experiência e tamanho, à disposição desses outros municípios. Também queremos expandir para outras cidades fora da RMF. O objetivo é sempre contribuir para a segurança do cidadão e o estado como um todo, para que o cearense possa ter uma segurança de qualidade. Entendemos que integração e tecnologia é um binômio essencial para que possamos entregar esse serviço”, comentou.

Helano Matos lembrou que o PReVio terá à disposição uma equipe especializada e qualificada para servir o povo cearense. “O PReVio chega com um aporte financeiro muito grande. Estamos integrados e isso é muito importante para esse bom funcionamento geral. Sobretudo no monitoramento e avaliação. Temos cientistas especializados para tratar justamente de dados, tabelas, fazendo estudos conjuntos para ajudar no que for possível na melhoria da segurança pública”, apontou.

Programação

Fortaleza participa desta semana global com uma programação composta por dez eventos. Durante a semana de 30 de maio a 3 de junho de 2022, técnicos e gestores públicos, profissionais de avaliação e especialistas se unem a este movimento global para dar visibilidade a iniciativas inovadoras neste campo. Serão mesas redondas, palestras e workshops sobre projetos desenvolvidos pela gestão municipal de Fortaleza com o objetivo de gerar troca de conhecimento que permita aperfeiçoar o monitoramento e a avaliação das políticas públicas locais. A programação pode ser acompanhada pela internet, através do canal Observatório Fortaleza, no Youtube.