Inscrições abertas para a Mostra Ceará Faz Ciência

1 de junho de 2022 - 11:56 # # # #

Ascom Secitece

Concurso estadual completa dez anos despertando o gosto pela investigação científica entre crianças e jovens

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), anuncia que estão abertas as inscrições para a nova edição da Mostra Ceará Faz Ciência. O concurso que desperta o gosto pela investigação científica entre crianças e jovens recebe inscrições exclusivamente pelo site, até o dia 27 de junho.

Em 2022, a mostra completa dez anos movimentando estudantes e professores de escolas públicas e privadas de todo o estado. O tema da edição deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o mesmo definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O concurso incluirá etapas regionais, onde as oito macrorregiões do Estado irão concorrer entre si. Serão selecionados trabalhos da Região Metropolitana, Litoral Oeste, Sobral/Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Baturité, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri/Centro-Sul.

A grande Eliminatória Estadual, com o anúncio dos vencedores, acontecerá durante a Feira do Conhecimento, em Fortaleza.

Etapas de seleção

Cada equipe poderá ser formada por até dois alunos e um professor orientador dos ensinos Fundamental II (8º e 9º ano) e Médio/Profissional (1º e 2º ano).

A Comissão de Avaliação é formada por professores especialistas em Educação, Pesquisa e Metodologia Científica, que irão julgar os trabalhos utilizando critérios como oratória, inovação, visão empreendedora, uso de tecnologias inclusivas e relevância social. Confira mais detalhes no edital, disponível em http://cearafazciencia.com.br/

Premiação

As equipes classificadas em 1º e 2º lugares serão premiadas com bolsas do CNPq. Os alunos receberão R$100,00 durante 12 meses e os professores orientadores receberão uma bolsa de R$550,00 durante seis meses. Todas as equipes receberão certificados de participação.

Serviço:

Mostra Ceará Faz Ciência – Inscrições abertas até 27 de junho
Edital e formulário de inscrição estão disponíveis