Governadora Izolda Cela recebe comenda “Amigos do Cocó” e anuncia videomonitoramento no entorno do Parque

5 de junho de 2022 - 13:03 # # #

Lúcio Filho - Gestor de Rádio Texto
Carlos Gibaja Fotos

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), o Parque do Cocó passa a ser monitorado por 35 câmeras

Uma importante ferramenta para aumentar a vigilância do Parque do Cocó e evitar crimes ambientais foi anunciada neste domingo (5), Dia Mundial o Meio Ambiente, pela governadora Izolda Cela. Começou a funcionar, em toda a extensão da Unidade de Conservação, um sistema de videomonitoramento, com 35 câmeras espalhadas por 21 pontos do Parque. “O sistema permite a fiscalização e a prevenção de eventuais crimes ambientais, como um incêndio, por exemplo. É mais uma ferramenta que nós usamos para trazer mais segurança e estimular cada vez mais que esses espaços sejam ocupados pelas famílias cearenses e que as próximas gerações valorizem o Cocó”, comentou.

O início do sistema de videomonitoramento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema: “Nascentes preservadas, Água garantida”. Até o dia 12 de junho, serão realizados eventos em 142 municípios, organizados pelo Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

A programação foi iniciada às 7h, com a largada da 3ª Corrida do Cocó, com percursos de 2 km 5 km, e com a comemoração dos cinco anos de regulamentação do Parque Estadual do Cocó. A governadora participou da abertura oficial dos trabalhos e foi agraciada com a comenda “Amigos do Cocó”. Também receberam a honraria, o ex-governador Camilo Santana, a bióloga Cecília Licarião, o geógrafo Leonardo Borralho e o jornalista Eliomar de Lima.

Izolda Cela destacou o compromisso ambiental do Governo do Ceará definido como política pública. “Regulamentamos e temos o compromisso de sempre preservar o Rio Cocó e o Parque com a despoluição das nascentes. Temos que estimular sempre as novas gerações, através da educação ambiental a sempre preservar o Parque do Cocó e o meio ambiente do Ceará. Essas ações começam aqui em Fortaleza mas vão se estender a todo o interior”, informou.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou o mês de junho como simbólico para reforçar a educação ambiental em todo o Ceará, criando uma cultura de preservação e valorização dos recursos naturais e dos parques. “O junho ambiental promove uma série de atividades durante todo o mês. Começamos com a celebração do cinco anos do Parque do Cocó e ainda vamos levar o Projeto Viva o Parque para o Parque de Exposição do Crato e comemorar, no próximo dia 19, os 25 anos do Parque Botânico de Caucaia”.

Durante toda a manhã do domingo, através do Projeto Viva o Parque houve uma série de atividades de Educação Ambiental no Parque Estadual do Cocó e em outras Unidades de Conservação.

Movimento “Ame o Cocó”

O secretário Artur Bruno lançou o movimento “Ame o Cocó” – para despoluição do rio. “Precisamos avançar ainda mais na despoluição do Rio Cocó, desde a nascente, na Serra da Aratanha, em Pacatuba, até a foz que fica na Sabiaguaba, em Fortaleza. São 50 quilômetros de extensão do Rio Cocó e este trabalho vai mobilizar as comunidades que vivem no entorno do rio e todos os municípios por onde ele passa”, afirmou.

A Semana do Meio Ambiente terá uma série de eventos que ocorrerão em 142 municípios. O Encerramento da Semana, dia 12, será pontuado pela chegada do programa “Viva o Parque” ao Cariri. Sucesso há 5 anos em Fortaleza – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, o programa fará sua estreia no Parque de Exposição do Crato, onde funciona a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) da Matinha, sempre aos domingos, de 8h às 12h.

O Junho Ambiental prossegue até o final do mês, com destaque para o dia 19, quando haverá a celebração dos 25 anos do Parque Estadual Botânico, com a inauguração das obras de requalificação daquela Unidade de Conservação.

Saúde e solidariedade

A Corrida do Cocó premiou com troféus os cinco primeiros lugares masculinos (José Walmar Carolino Júnior, Fábio Oliveira Nicolau, Francisco Alves de Souza e Bruno Lima Goiana) e feminino (Lina Delhi Gadelha Moreira, Keuviane Mesquita, Maria dos Santos Gino da Costa, Francimary Farias Palmeiras e Adriana Vicente Queiroz) e também arrecadou 2.500 latas de leite de em pó (400g) que serão doadas para uma instituição de caridade. Todos os participantes que terminaram seus trajetos receberam medalhas.

Mas quem tinha motivos de sobra para comemorar foi o campeão da categoria masculina, Walmar Carolino Júnior, que é estudante de Educação Física. Exibindo a medalha de ouro e com direito a dancinha do Tik Tok, ele comemorou mais um título para a conta. “Eu gosto muito de correr, gosto da resenha, de fazer a dancinha e estar aqui no Cocó, correndo e desfrutando desta natureza é muito gratificante e isso nos incentiva mais a sempre buscar um bom resultado”, comemorou.

Saiba mais

A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Lei Estadual no 17.227/2020 estabelece o mês de Junho como Junho Ambiental.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito em exercício de Fortaleza, Élcio Batista, o deputado estadual Acrísio Sena, a vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar, o secretário-executivo de saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa, o secretário da Regional VII de Fortaleza, Benigno Júnior, representantes de entidades de classe e outras autoridades.