Sedet participa de Missão na Dinamarca com foco em tecnologias para energia offshore

7 de junho de 2022 - 16:32 # # # # #

Ascom Sedet - Texto e Fotos

O Ceará foi selecionado para o Projeto Innowind – Brasil & Dinamarca em 2019, pela União Europeia

Durante a semana de 6 a 11 de junho, o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Júlio Cavalcante, participa de Missão na Dinamarca pelo projeto Wind Energy InnovationCollaboration – INNOWIND Brazil&Denmark. O projeto é uma parceria entre Sedet, Energy CusterDenmark, Consulado Geral Real da Dinamarca no Brasil e a empresa Vestas.

“O objetivo é posicionar no Ceará as competências e o know-how inovadores em energia eólica da Dinamarca, a fim de fortalecer a indústria eólica brasileira e a cadeia de suprimentos, apoiando o desenvolvimento de um cluster de energia inovador no estado do Ceará”, explica o executivo Júlio Cavalcante.

A programação da Missão inclui visita a dois portos dinamarqueses especialistas em Energia Eólica Offshore, em Esbjerg e em Odense. Além disso, estão previstas agendas com as empresas BlueWaterShipping, SemcoMaritime, DEME Offshore4, FORCE Technology, Vestas, Cadeler, NKT Cables, Ørsted, Ramboll, Business AcademySouthwest, e também com a própria Danish Energy Agency (DEA), financiadora do projeto e com a European Energy.

Além do secretário Júlio, fazem parte da delegação representantes do Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE) e empresa Servtec.

Saiba mais

Em 2019 o Ceará foi selecionado para participar do Projeto Innov-AL, parceria com a União Europeia para difundir a metodologia de Estratégia de Especialização Inteligente, para desenvolvimento regional. Essa parceria colocou o estado em contato com a região sul da Dinamarca, para fortalecer o relacionamento no setor de Energias Renováveis com aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nas estratégias mapeadas para o Ceará no âmbito do projeto.

Em 2021, oEnergy Cluster Denmark (ECD), parceiro contatado por meio do Projeto Innov-AL, nos apoiou a encontrar um edital da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA – Danish Energy Agency), no qual postulamos um projeto de execução de algumas das atividades mapeadas no Projeto Innov-AL para fortalecer o setor de Energia Eólica no Ceará.

Em meados de dezembro de 2021, a Agência Dinamarquesa de Energia confirmou a aprovação do financiamento para execução no ano de 2022. Segue abaixo uma breve programação de atividades do programa:

1. Análise das lacunas de infraestrutura e cadeia produtiva do setor no Ceará – Jan-Abr/2022 – Consultoria Ramboll contratada para execução dessa atividade.
2. Workshop de boas práticas em infraestruturas para Energia Eólica Offshore Ceará-Dinamarca – Fev-Abr/2022
3. Missão Cearense a Dinamarca para compartilhamento de boas práticas e encontrar oportunidades de complementar os gaps da Cadeia Produtiva de Energia Eólica Cearense – Jun/2022
4. Workshop de desenvolvimento de um Cluster de energia e boas práticas para troca de conhecimentos – Jul-Set/2022
5. Apresentação dos resultados do projeto em uma grande Conferência no Brasil e/ou na Dinamarca – Set-Dez/2022 – Avaliação final do projeto – Nov-Dez/2022 – Administração, comunicação e gestão do projeto – Jan-Dez/2022.