Hemoce divulga lista dos alunos selecionados no 14º Concurso de Frases e Desenhos

8 de junho de 2022 - 15:32 # # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto
Roberto Melo - Arte gráfica

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulga lista dos alunos premiados no 14º Concurso de Frases e Desenhos. No total, 36 materiais – 12 de cada modalidade (frases, desenhos e vídeos) – foram selecionados para compor o calendário 2023 do equipamento.

O Cariri foi a região que obteve a maior quantidade de alunos premiados: foram quatro desenhos, duas frases e cinco vídeos. Fortaleza e Região Metropolitana tiveram dez trabalhos (três desenhos, três frases e quatro vídeos). O Norte cearense somou oito criações laureadas (dois desenhos, quatro frases e dois vídeos). No Sertão Central, foram quatro prêmios (um desenho, duas frases e um vídeo). No Centro-Sul, ganharam uma frase e dois desenhos. Confira os trabalhos selecionados.

“Queremos parabenizar a todas as escolas e os alunos pela participação no concurso deste ano. É muito gratificante poder contribuir com a formação dessas crianças e desses adolescentes, mostrando a importância da doação de sangue de uma forma lúdica e educativa. É o primeiro passo na construção de futuros doadores voluntários conscientes de seu papel social”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Neste ano, a iniciativa recebeu cerca de 400 inscrições em todo o Estado, batendo recorde pelo segundo ano consecutivo. Houve aumento de 45% no número de escolas participantes em relação a 2021.

Concurso de Frases e Desenhos

Com o objetivo de conscientizar os estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, o concurso é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante. Os alunos do Ensino Fundamental I e II participaram do concurso com desenhos que ilustraram a doação de sangue. Os discentes do Ensino Médio, por sua vez, inscreveram frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo foi aberta a todos. Temas como cidadania, responsabilidade social e voluntariado deviam ser abordados nas produções. A iniciativa, criada em 2007, faz parte do projeto Doador do Futuro.