Aprovados no concurso da Polícia civil participam de Exercício Funcional Simulado na Aesp

9 de junho de 2022 - 15:55 # # # #

Ascom Aesp

O Curso de Formação de Inspetores e Escrivães da Polícia Civil, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está chegando ao fim, e para coroar este momento, a Aesp realizou, nessa quinta-feira (08), um Exercício Funcional Simulado entre os alunos.

A missão de cada grupo era encenar uma abordagem dentro da temática: tráfico de drogas, local de crime ou atendimento aos grupos vulneráveis e um corpo de jurados avaliava cada procedimento que os futuros policiais adotavam para manter a ordem pública e cumprir a lei. Adequação ao tema proposto; inovação, criatividade, narrativa e tempo de execução, eram alguns dos quesitos avaliados.

“Esse exercício funcional simulado é uma possibilidade de aferir o conhecimento que foi repassado pelas equipes durante o período do curso, em todas as disciplinas que compõe a matriz curricular, e a ideia é simular realmente um pouco da atividade de rua, trazer para o ambiente acadêmico um pouco da realidade do teatro de operações”, pontuou o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu.

Cada grupo teve 25 minutos – entre apresentação, montagem e desmontagem de cenário – para dramatizar diversas situações, sendo algumas fictícias e outras estudos de caso – um aluno era o narrador que, apresentava e contextualizava cada situação e os demais membros de cada equipe, se dividam em personagens (composição de policiais, vítimas, acusados, curiosos), a fim de dar uma maior veemência para cada situação abordada.

A delegada Evna América, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Polícia Civil foi uma das juradas convidada pela Aesp e destacou a importância da atividade. “Em alguma situação delicada, eles vão se lembrar de como agir de forma equilibrada, porque a gente sabe que a atuação policial envolve um conjunto de fatores, inclusive o nervosismo, a questão do controle emocional que o policial precisa ter. Essa mudança da matriz circular proporcionou uma aproximação com a realidade prática da investigação que é o intuito a investigação é o papel principal da polícia judiciária da polícia civil e é descobrir materialidade e circunstâncias dos crimes”, destacou a delegada.

Ao final da competição, sagraram-se campeões os grupos G13 IPC (1º lugar), G11 IPC (2º lugar) e G1 IPC (3º lugar).

Encerramento

A finalização do curso de formação profissional dos aprovados no concurso da Polícia Civil ocorrerá, nesta quinta-feira (09), com um Seminário de Encerramento ministrado pelo superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor doutor José Helano Matos Nogueira.