Arena Castelão recebe visita de inspeção da Conmebol

13 de junho de 2022 - 17:15 # # # # # #

Mona Lisa Mazza - Ascom Sejuv Texto
Helene Santos Fotos

Na manhã desta segunda-feira (13), o maior equipamento esportivo do estado, a Arena Castelão, passou por inspeção de um técnico de empresa licenciada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), para receber ajustes a serem feitos no plano de trabalho do gramado até o jogo da Copa Libertadores, no dia 29 de junho, entre Fortaleza e Estudiantes (ARG).

A Arena Castelão é recordista de jogos nesta temporada, com 40 disputados. O segundo estádio brasileiro com mais jogos é o Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com apenas 23 partidas, seguido do Maracanã, com 22.

“Já recebemos outras visitas da Conmebol que antecedem os jogos realizados por eles. Isso mostra o cuidado e o zelo com os estádios e com os jogos dos quais a instituição é detentora”, disse o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A Conmebol enviou o engenheiro agrônomo Thiago Rodrigues para fazer a avaliação, visando a constante manutenção e melhoria dos gramados dos estádios que fazem parte tanto da Copa Sul-Americana quanto da Copa Libertadores 2022. “A gente veio para ver a situação do gramado, buscar informações sobre as condições do gramado e fazer recomendações técnicas juntamente à equipe de manutenção da Arena Castelão. E alinhar os manejos para que no dia do jogo (dia 29), o gramado esteja em perfeitas condições. É o que a Conmebol busca em todos os estádios e gramados nos quais os times atuam”, afirmou Rodrigues.

 

De acordo com o agrônomo responsável pela Arena Castelão, Lucas Pedrosa, o trabalho do gramado não para. Com a visita do técnico da Conmebol, a equipe aguarda o relatório para alinhar as ações solicitadas no projeto de plano de manutenção e realizar melhorias nas áreas danificadas. “O nosso plano de manutenção continua, a gente repassa nosso plano para a Conmebol para que eles coloquem dentro do relatório e não para. Já estamos fazendo o trabalho e hoje mesmo vai ter a adubação do campo. Vamos alinhar o nosso cronograma com o deles”, disse Pedrosa.

Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, que mandam seus jogos na Arena Castelão, participaram da inspeção da Conmebol. “Mais uma vez, nos colocamos à disposição no que precisar. E, no que depender do Ceará, com maquinário, pessoal e staff que temos na manutenção dos nossos campos, estamos à disposição para ajudar, tentar não parar o equipamento e conseguir jogar até o fim da temporada”, afirmou Afonso Lobo, diretor de Patrimônio do Ceará.

Para o gerente de futebol do Fortaleza, Daniel de Paula Pessoa, o time está à disposição para ajudar nas alternativas do gramado. “O Fortaleza veio aqui, junto com o Ceará, para encontrar uma solução, mesmo que seja paliativa, para conseguir manter um nível de gramado satisfatório para o restante da competição. A gente sabe que, no fim do ano, há um projeto do Governo do Estado para que seja feita a mudança por completo do gramado do estádio e estamos aqui para nos colocar à disposição para ajudar no que for necessário e buscar uma alternativa”, disse o gerente.

Também participaram da visita de inspeção, o responsável administrativo da Arena Castelão, Eduardo Santos; o engenheiro da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Cláudio Brito; a engenheira da SOP, Larissa Augusto; e a administradora de estádios da Federação Cearense de Futebol (FCF), Luiza Rocha.