Combate ao Trabalho Infantil é tema de evento com Centros de Referência Especializados de Assistência Social do Estado

13 de junho de 2022 - 15:53 # # # #

Ascom SPS

Refletir e debater sobre o direito à infância segura, com educação, saúde e lazer, livre da exploração do trabalho infantil e apontar formas de enfrentamento às violações de direitos são alguns dos objetivos da Campanha Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) lança, nesta terça (14), às 8h, no Auditório da Secretaria, em Fortaleza. A ação contará com a presença da titular da SPS, Onélia Santana; do secretário executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina; e da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (Cedca), Mônica Sillan.

A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no último 12 de junho. O evento reunirá secretários municipais, técnicos e coordenadores dos Creas, em novo alerta sobre a violência do trabalho infantil. As ações contemplam palestras, distribuição de folders aos municípios e divulgação nas redes sociais do Estado, para sensibilizar e orientar a população a denunciar quaisquer tipos de violações de direitos, por meio do Disque 100, do telefone 180 ou nos Conselhos Tutelares.

“Nossas crianças precisam ter seus direitos garantidos. Precisam ter direito a brincar, estudar, crescer com saúde e dignidade junto da família, na escola, na sociedade. Precisamos estar sempre vigilantes contra as violações de direitos de crianças e adolescentes e desenvolver, junto com os municípios, estratégias para coibir essa violência”, ressalta a secretária Onélia Santana.

As palestras serão ministradas pelo procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Antônio de Oliveira Lima, que tratará sobre Identificação e Proteção de Crianças e Adolescentes Vítimas do Trabalho Infantil; e pelo juiz de Direito da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes; que falará sobre Estratégias de combate ao trabalho Infantil e a responsabilização, com foco na mendicância. A coordenadora do Programa Ponte de Encontro, da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), da Prefeitura de Fortaleza, Mirella de Oliveira, trará o debate “Trabalho Infantil: um olhar sobre a mendicância em Fortaleza.

Serviço

Campanha Estadual de Combate ao Trabalho Infantil no Ceará
Data: 14 de junho, às 8h
Local: Auditório da SPS, à Rua Soriano Albuquerque, 230 – Bairro Joaquim Távora – Fortaleza