Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE projeta realizar cerca de dez mil capacitações por ano

23 de junho de 2022 - 13:38 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Deborah Muniz Fotos

Solenidade de lançamento do equipamento ocorreu na sede da Escola, em Fortaleza

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começou a escrever, nessa quarta-feira (22), mais um importante capítulo na história da saúde pública cearense. Em solenidade realizada para gestores, acadêmicos e trabalhadores da Saúde, a autarquia lançou o projeto de implantação do Centro de Simulação em Saúde (CSS). O equipamento, que contará com consultoria do Ensino Einstein, projeta ampliar as capacitações ofertadas e atender até 9.600 profissionais anualmente, impactando diretamente na melhoria de serviços da rede de saúde.

O acordo firmado entre a ESP/CE e o Hospital Israelita Albert Einstein tem duração de um ano e engloba a realização de um acompanhamento especializado com foco no aperfeiçoamento dos cursos oferecidos e do espaço físico do CSS, localizado no prédio anexo à Escola, em Fortaleza. O investimento é da ordem de R$ 690 mil e já consta em publicação no Diário Oficial.

Durante o evento, o superintendente da entidade cearense, Marcelo Alcantara, destacou o alinhamento da criação do Centro com a missão da Escola de qualificar a força de trabalho no sistema de saúde estadual. “Com isso, a ESP/CE vai poder agregar as melhores práticas dessa área [simulação realística], trazendo a possibilidade de fortalecer ainda mais seus cursos, seus projetos de capacitação e recursos humanos”, reforçou o gestor.

A expectativa é de que o CSS se torne uma referência no ensino com práticas tecnológicas realísticas voltadas para especialistas da área da saúde, por meio da consultoria do Centro de Simulação Realística Albert Einstein. “A simulação é uma estratégia moderna e contemporânea que melhora a formação dos nossos profissionais, pois ela possibilita o erro sem causar danos e também traz mais segurança ao paciente”, explica José Batista Tomaz, diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE.

Júlio Monte (à esquerda), coordenador do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein, e Thomaz Bittencourt (ao centro), médico especialista do Centro de Simulação do Hospital Albert Einstein, visitam exposições de cenários de simulação na ESP/CE

A meta agora é que sejam realizadas várias oficinas para se traçar o escopo do projeto e capacitar a equipe em simulação que vai estar à frente do equipamento durante os 12 meses de parceria, além de consolidar o plano de implantação com toda a reestruturação da parte física e arquitetônica do local e dos equipamentos. Inicialmente, serão priorizadas as residências Multiprofissional e Médica, mas a projeção é de que todas as áreas sejam contempladas com as capacitações.

“Esse Centro virá para fortalecer o processo de aprendizado, diminuir distâncias e contribuir com o fortalecimento de política de saúde, proporcionando segurança ao profissional da Saúde e ao paciente nessa construção da assistência”, afirmou o assessor especial da Sesa, Severino Alexandre.

O evento

A programação do lançamento do CSS contou com a realização de uma série de palestras sobre a atuação da ESP/CE no uso da simulação no ensino da Saúde; o contexto das prática de ensino da simulação em saúde pela Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein; as atualizações e as evidências no contexto da simulação em saúde; além de uma série de exposições de cenários de simulação utilizados pelos profissionais nos treinamentos que já ocorrem na autarquia.

Assista à íntegra do lançamento do CSS

A ideia em qualificar o CSS surgiu em 2020, durante o Encontro Internacional de Simulação em Saúde, em San Diego, na Califórnia. Os médicos Marcelo Alcantara e José Batista Tomaz participavam do evento quando tiveram a iniciativa de buscar parcerias com instituições que já tivessem experiência na implantação de centros especializados em simulações realísticas. Encontraram no Einstein a melhor alternativa para a proposta. “O Centro de Simulação Albert Einstein é o único acreditado internacionalmente. Então, fechar parceria com eles, que já têm expertise no assunto, vai trazer muitos ganhos para os profissionais da Saúde do nosso Estado”, pontua Batista.

“A gente fica muito feliz em trabalhar com a Escola de Saúde Pública do Ceará para desenvolver o Programa de Simulação Realística. O Einstein tem como um de seus objetivos e pilares estratégicos o ensino e a necessidade de expandir nosso conhecimento para cada local do País”, acrescenta o médico especialista do Centro de Simulação Realística Albert Einstein e professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Thomaz Bittencourt Couto.

Consultorias

Para além de capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a ideia é fazer do Centro de Simulação também um plano de negócios autossustentável, com a venda dos serviços ligados à área de simulação, em horários alternativos, para o setor privado.