“Arraiá dos doadores” do HRN supera expectativas e alcança 184 bolsas de sangue

24 de junho de 2022 - 16:07 # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN Texto e Foto

A previsão era de que fossem coletadas cem unidades

A campanha de doação de sangue Arraiá dos doadores do Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), superou as expectativas da organização e alcançou 184 bolsas de sangue. A previsão era de que fossem coletadas 100 unidades.

Nos dois dias de ação, nessas quarta (22) e quinta-feira (23), 214 voluntários, entre colaboradores do hospital e população em geral, se candidataram à doação. Destes, 30 não estavam aptos. A campanha foi realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) de Sobral, também equipamento da Rede Sesa.

“Essa campanha, que já ocorre há nove anos, é um ato solidário que salva vidas”, ressalta a coordenadora do Serviço Social do HRN, Iara Pinto. “As campanhas em parceria com o HRN são muito positivas quanto ao resultado; é sempre uma campanha superando a outra”, acrescenta a coordenadora do Hemoce Sobral, Valéria Vasconcelos.

A iniciativa gerou um clima de alegria. O técnico em Enfermagem do setor de Transporte, Alfredo Mesquita de Matos, 33, e a auxiliar administrativo Werissany Ximenes, 37, que são um casal, aproveitaram para doar sangue juntos. “É importante doar até para dar o bom exemplo”, afirma Matos.

Doadora de sangue pela primeira vez, a enfermeira Renata Maria da Costa Gomes, 34, reforça a importância da atitude. “É importante ajudar quem precisa. Eu vejo a necessidade dos pacientes”, pontua.