Domingo (26) vai ter arraiá no Viva o Parque

24 de junho de 2022 - 16:45 # # # #

Ascom Sema

Que tal comemorar aproveitar o último domingo (26) do mês de festas juninas, participando do Viva o Parque?

O projeto acontece em três Unidades de Conservação (UCs) estaduais da Capital: na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e no Parque Estadual do Cocó. Tem ainda em Caucaia, no Parque Estadual Botânico (PEBC).

No Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha, onde acabou de ser lançado, o Viva o Parque ficará temporariamente suspenso até meados de julho, devido a Expocrato, uma das principais exposições agropecuárias do Nordeste. “A feira que já está sendo montada, acontecerá no mesmo espaço do Viva o Parque”, informa a gestora Dágila Ramonita Ribeiro, do Parque Estadual Sítio Fundão. A Expocrato acontece no período de 10 a 17 de julho.

Programação

O Viva o Parque é um projeto do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Propicia à população cearense, a oportunidade de aproximar-se da natureza através de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h, no Parque Botânico, de 9h às12h. “O Parque do Cocó tem o diferencial do arvorismo”, destacou o gestor da Unidade de Conservação, Paulo Lira. Aos domingos funciona de 7h às 12h e também nos sábados e feriados, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h. Para praticar o arvorismo, é preciso gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg.

Os visitantes do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que deu nome ao Parque. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e o outro, de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio, pelo telefone: (85) 9 8527 8216.

Curió , Maranguapinho e Botânico

Neste domingo, na ARIE Sítio Curió vai rolar o III Arraiá da Floresta do Curió. “Teremos barraquinhas de comidas típicas, barracas de brincadeiras, apresentação de quadrilhas e muito forró pé de serra”, conta a gestora Izaura Lila, da UC. “E tudo gratuito!”, completa. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades.

No Botânico vai ter distribuição de mudas. A UC conta com 6 km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora. A UC é um convite para uma caminhada em meio a uma exuberante natureza. Tem ainda os quiosques, com visibilidade para o espelho d’água, proporcionando um ótimo lugar para passeios em família e um grande viveiro de mudas nativas.

Serviço

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.