População de Itarema recebe brinquedopraça e serviços do Mais Cidadania

27 de junho de 2022 - 10:33 # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS Texto e Fotos

 

Com bandeiras juninas e muita comemoração, a população de Almofala, distrito de Itarema, município do litoral oeste cearense, recebeu um novo espaço de lazer. “Aqui a gente não tinha nenhum tipo de brinquedo ou atividades para as crianças. Ter esse espaço agora vai ser muito bom, só vem para agregar”, afirma Joaquina Pereira, mãe da pequena Ísis.

A brinquedopraça, entregue na sexta-feira (24), é a 193ª inaugurada pelo Governo do Ceará. Agora, o Programa Mais Infância soma um total de 487 equipamentos no estado. Na ocasião, a população também recebeu uma academia ao ar livre e a oferta de diferentes serviços de cidadania, atendimento psicossocial para mulheres e ações para promoção do artesanato.

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário executivo da Proteção Social da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, e do prefeito de Itarema, Elizeu Charles Monteiro.

“O Estado do Ceará já entregou quase 200 equipamentos iguais a esse, mas cada equipamento é especial, é diferente porque é o equipamento daquela localidade, que vai atender aquela população, e quando estamos aqui, sentimos essa emoção, a felicidade de participar junto com vocês desse momento”, destacou o secretário executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.

“Através da brinquedopraça a gente quer que a população se aproprie do espaço público, que ela tome conta desse local e que seja um espaço de cidadania, de convivência”, completou.

Na ocasião, o prefeito de Itarema, Elizeu Charles Monteiro, agradeceu a chegada do espaço. “É uma felicidade muito grande estar aqui, junto de vocês, inaugurando mais um equipamento. A gente sabe da questão da insegurança, da violência, então é muito importante trazer mais espaços como esse para a comunidade”, declarou.

Tarde de ações

Durante toda a tarde, a comunidade contou, também, com serviços de emissão da documentação básica, oferecidos pelo Caminhão do Cidadão.

Brena Souza é moradora de Itarema e chegou cedo para tirar a primeira identidade de sua filha Amanda (12). “Eu já estava querendo fazer e aí veio a oportunidade certa. É muito bom ter um serviço como esse, pertinho de casa, porque a gente não tem muito acesso à cidade, para ter que fazer lá, então facilita bastante”, explica.

Enquanto isso, o Ônibus Lilás também estacionou na praça, oferecendo acolhimento e assistência para mulheres em situação de violência. A Unidade Móvel presta atendimento especializado para mulheres, serviços de assistência social, jurídica e psicológica, distribuição de materiais informativos e roda de conversa.

Os artesãos locais também puderam contar com serviços de promoção do artesanato, por meio da Ceart itinerante. O projeto vem levando cadastro e renovação de identidades artesanais, certificação de produtos, oficinas e exposição de peças de diversas tipologias artesanais aos municípios do interior do Estado.

Betão Tremembé produz artesanato a partir de mini búzios e sementes há 32 anos, um trabalho que aprendeu com a mãe e levou para a vida. Orgulhoso, ele apresenta a carteira artesanal recém emitida. “Eu acho muito bonito quem tem a carteira de artesão, é um reconhecimento do meu trabalho, para mim é muito importante”, relata. “Ter esse serviço aqui foi uma surpresa muito boa para a gente, que não tem condições de sair para outros lugares. É necessário ter esse serviço pertinho de nós”, finaliza.

As ações integram o projeto Mais Cidadania, promovido pela SPS, e que oferta, gratuitamente, serviços de emissão de documentação civil, saúde e bem estar, palestras educativas, inscrições para qualificação profissional, além de apresentações e aulas artísticas e culturais.

Novos equipamentos


Localizados na Praça São Pedro (bairro Sítio Urubu), os dois novos equipamentos somam investimentos Estaduais de R$ 172 mil, e visam melhorar a qualidade de vida das famílias e o desenvolvimento integral das crianças, através de um espaço público adequado ao desenvolvimento infantil e focado na ampliação dos ambientes de convivência do idoso e comunidade.

A brinquedopraça conta com gradil, piso emborrachado anti-impacto e playground com sete brinquedos. As academias reúnem 11 aparelhos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Juntos, os equipamentos ocupam áreas de 350 metros quadrados.