SPS realiza I Encontro Ceará Acessível

28 de junho de 2022 - 17:10 # # # #

Ascom SPS

O evento reúne municípios cearenses para discutir políticas públicas para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, nos dias 28 e 29 de junho, o “I Encontro Ceará Acessível: Município Cearense Promotor das Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência”.

“O objetivo do nosso projeto é implementar políticas públicas para as pessoas idosas em todos os municípios cearenses, para que possamos ter planos estruturados, com participação protagonista da população idosa”, ressalta a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Copid) da SPS, Myrla Lopes. “O intuito é apresentar a gestores, conselheiros e sociedade civil, um processo de construção efetiva de planos municipais orientados pela política da pessoa idosa e da pessoa com deficiência do Estado do Ceará”, completa.

Participam do diálogo gestores e profissionais das áreas da assistência social, saúde, educação, cultura e infraestrutura de mais de 30 municípios, além de conselheiros dos conselhos municipais de Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

Atividades

Ao longo dos dois dias, serão apresentadas políticas voltadas para esses grupos e o alinhamento com as diretrizes estratégicas; o desempenho das ações de implantação destas políticas; e conceitos norteadores dos planos de ação. Haverá, ainda, atividades em grupo, com análise e complementação dos pontos com necessidades de melhorias; e apresentações artísticas e culturais. As atividades para o segundo dia serão encerradas com a entrega de placas para municípios que já foram e serão certificados.

Certificação

Para serem certificados, os municípios passam por algumas etapas, que incluem participação em oficina de sensibilização; adesão; participação na oficina de formação, quando é criado, caso não haja, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência, que é condição para o credenciamento. Após esta etapa, é elaborado o Plano Municipal de Ações, coordenado pela Copid.

Atualmente, o projeto conta com 53 adesões. Apenas em 2020, quando foi iniciado, foram certificados 11 municípios, sendo cinco referentes às pessoas idosas e seis às pessoas com deficiência.