Secult Ceará realiza Roda Afirmativa no Theatro José de Alencar, nesta quinta (30)

29 de junho de 2022 - 17:21 # # # #

Ascom Secult

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza, nesta quinta-feira (30), às 17h, a Roda Afirmativa – Construindo Políticas Culturais Afirmativas no Ceará. O evento consiste em uma roda de conversas e trocas, que acontece na praça Mestre Pedro Boca Rica, no Theatro José de Alencar. Contará com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, além das secretárias executiva e de planejamento e gestão interna da Secult Ceará, Valéria Cordeiro e Mariana Braga. Para abertura estão convidados o professor Arilson dos Santos Gomes, com participação de da Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará, Zelma Madeira; da coordenadora especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial da SPS-CE, Martír Silva; da professora coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses da UFC, Sandra Petit e do professor e militante do movimento negro, Hilário Ferreira. O encerramento fica por conta do Pretarau – Sarau das Pretas. A atividade, realizada em parceria com o Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante, contará com tradução em libras e transmissão ao vivo no YouTube (/secultcearagov).

A Roda Afirmativa tem o objetivo de reunir artistas, representantes de fóruns, comitês, conselheiros e gestores da cultura que atuam no Ceará com o propósito de construir um panorama geral de diálogo e de nossa inserção no debate sobre ações afirmativas na cultura no Estado do Ceará.

Além disto, a atividade apresenta o que se está discutindo e refletindo no processo de constatação e motivação para a implementação de Políticas de Ação Afirmativa no Governo do Ceará – que inclui política de recorte étnico-racial – e, em especial, Políticas de Ação Afirmativa na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Política, programas, projetos e ações específicas para o fomento e a promoção das expressões culturais e artísticas afro-brasileiras, africanas e indígenas no Estado e nos municípios do Ceará serão apresentados. O objetivo é também mostrar o que estão fazendo, pesquisando e onde estão atuando os produtores, artistas e pesquisadores negros(as)e indígenas do Ceará.