“É nossa obrigação garantir que a nossa história possa ser contada”, destaca governadora Izolda Cela durante inauguração da Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim

30 de junho de 2022 - 13:48 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja, Daniel Dantas e Erivelton Celidon Fotos

Na ocasião, o município recebeu também uma fábrica de laticínio, que dispõe de consultoria especializada em comercialização e cessão de equipamentos de informática que possibilitam os acompanhamentos da produção, industrialização e comercialização

A população de Quixeramobim pôde comemorar a revitalização da memória de sua cidade na manhã desta quinta-feira (30), com a inauguração, pelo Governo do Ceará, da Casa de Antônio Conselheiro, personagem histórico do Brasil e filho do município. Com investimento de R$ 695 mil, o novo equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), tombado pelo Estado em 2006, chega também para fortalecer a Rede Pública de Equipamentos da Cultura do Ceará no Interior, se juntando à Vila da Música (Crato), Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e ao Centro Cultural do Cariri (Crato).

“É nossa obrigação garantir que a nossa história possa ser contada, tanto pelos imóveis, pois quando olhamos para essa casa ela nos conta uma bela história, como também pelo o que isso vai representar de engajamento de valores aqui tratados, sendo estes os mais verdadeiros, buscando sempre uma sociedade mais justa, como nos ensinou Antônio Conselheiro”, destacou a governadora Izolda Cela. O evento contou com a presença do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba; do secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra; além de deputados, vereadores e demais autoridades.

Com funcionamento de terça a sexta-feira, das 13h às 21h, e aos sábados e domingos, alternadamente, das 8h às 16h, a nova Casa de Antônio Conselheiro irá abrigar exposições e também será espaço para atividades culturais. A reforma também trouxe para o equipamento um novo anfiteatro, onde poderão ser realizadas apresentações, palestras, entre outras atividades. Com curadoria de Danilo Patrício e Osvaldo Costa, a exposição “Tramas de Belo Monte”, reunindo artistas como Luci Sacoleira, Renata Santiago, Simone Barreto e Tibico Brasil, marca a abertura do equipamento.

A manhã desta terça também marcou o recebimento do título de cidadã quixeramobinense para a governadora Izolda Cela, que agradeceu a honraria e ressaltou a importância da figura de Antônio Conselheiro para a história nacional. “Agradeço essa homenagem, agora também sou conterrânea de vocês, de Antônio Conselheiro, Eudoro Santana, Fausto Nilo. Ao entregar esse equipamento hoje, fortalecemos a nossa rede de cultura no Estado”, enfatizou a governadora.

Fabiano Piúba enfatizou como a revitalização de um imóvel tão importante para o povo cearense será algo benéfico em prol do fortalecimento da cultura local. “A Casa de Antônio Conselheiro, a partir do momento em que ela se incorpora na Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, passa a ter seu conceito e programa pensado por nós. Esse conceito possui algumas dimensões importantes. A primeira delas é que ela é uma Casa-Memória. Enquanto arquitetura, ela tem algo a nos contar sobre o tempo. Mas também é uma casa de memória e de celebração da vida de Antônio Conselheiro. Outra dimensão é que se trata de uma casa do sertão, trazendo o saber do sertão. E há uma terceira dimensão, porque ela é uma casa de resistência e resiliência do povo sertanejo, das lutas do povo”, pontuou o titular da Secult.

Cirilo Pimenta agradeceu o apoio do Governo do Ceará para a realização desta e de outras obras no município, e também destacou o valor de manter viva a memória de Antônio Conselheiro. “Ao lado do Camilo Santana, a governadora Izolda fez muito por Quixeramobim. Nós jamais vamos esquecer. Obras fundamentais, extraordinárias, necessárias, importantes para que possamos continuar nessa trajetória de crescimento. Essa casa faz parte da história do Brasil, pois a história de Antônio Conselheiro ultrapassa os nossos limites nacionais. Essa obra vem para deixar sempre viva a memória de Antônio Conselheiro, lembrando para todos que vale a pena lutar pelo o que é certo”, comentou.

Fábrica de laticínio

A população de Quixeramobim também recebeu do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Agroindústria de Lacticínios Terra Conquistada, localizada no Assentamento Nova Canaã. Considerado o maior projeto produtivo assistido pela terceira etapa do Projeto São José, o empreendimento, que recebeu investimento de mais de R$7 milhões e possui capacidade de produzir 12 mil litros de leite por dia, irá beneficiar 565 agricultores de 28 assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Com apoio no Projeto São José, a nova fábrica dispõe de consultoria especializada em comercialização e cessão de equipamentos de informática que possibilitam os acompanhamentos da produção, industrialização e comercialização.

“Não tenho dúvida dos benefícios que a chegada desta fábrica trará para a população do Sertão Central. Estaremos envolvendo, engajando, auxiliando mais de 20 comunidades de assentamento. Tudo isso dentro de uma área super importante, de produção, com compartilhamento de renda e algo feito nesta terra, a maior bacia leiteira do Ceará”, finalizou a governadora Izolda Cela.