HRN recebe visita remota de recertificação para avaliar qualidade e segurança

30 de junho de 2022 - 15:34 # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN Texto e Foto

A unidade situada em Sobral recebeu o título de Acreditado com Excelência Nível 3 em 2019; certificação é válida até julho deste ano

O Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu, nessas terça (28) e na quarta-feira (29), visita remota de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma das organizações responsáveis pela certificação em saúde no Brasil.

Em nove anos de assistência na região Norte, o HRN já superou os 450 mil atendimentos em emergências. Em 2019, o hospital recebeu o título de Acreditado com Excelência Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em referência à qualidade de serviços de saúde prestados. A certificação é válida até julho de 2022.

O título máximo reconhece padrões de qualidade e segurança, além de excelência em gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Durante a visita, por meio de uma plataforma on-line, os auditores dividiram os serviços do hospital em grupos focais: governança (gestão organizacional), auditoria interna, média gerência (atenção ao paciente, diagnóstico e terapêutica, além de gestão de apoio) e serviços de Enfermagem.

O diretor-geral do equipamento, Daniel Hardy Melo, ressalta que as visitas do IQG colaboram para a maturidade gerencial do hospital. “A participação no processo de acreditação leva à melhoria do desenvolvimento institucional. Isso nos permite, por meio do aumento no desempenho das ações gerenciais, impulsionar os resultados da unidade, proporcionando maior qualidade e segurança nos serviços para pacientes e profissionais“, destaca o médico.