Ceará atinge meta e vacina 91,30% de todo o rebanho contra a Febre Aftosa

1 de julho de 2022 - 13:28 # # # #

Ascom Adagri

A primeira etapa de vacinação contra Febre no Ceará contra a Febre Aftosa no Ceará atingiu o índice de 91,30% de todo o rebanho do estado vacinado, segundo o relatório final. A Campanha é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Conforme os dados contabilizados, de um total 2.631.943 de bovinos e bubalinos existente no Estado, foram vacinados 2.403.189 cabeças.

A campanha se iniciou dia 2 de maio e foi encerrada no dia 31 do mesmo mês. Os produtores/criadores tiveram até o último dia 15 para declararem a vacinação. Dos 184 municípios do estado, 112 superaram o índice acima de 90% e destes, dez municípios vacinaram 100% do rebanho.

Em novembro, acontece a segunda etapa da Campanha de 2022, quando deverão ser vacinados somente os animais, bovinos e bubalinos, de até 24 meses de idade. “É importante que nesta próxima etapa o índice de vacinação permaneça acima dos 90%, pois só assim o Ceará alcançará junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, reforça a presidente da Adagri, Vilma Freire.

A Campanha contra a Febre Aftosa no Ceará conta com as parcerias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura Municipais.