Saúde do Ceará promove ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

6 de outubro de 2022 - 18:36 # # # # # # # # # #

Letícia Maia - Ascom Sesa - Texto
Ascom Sesa - Foto

Instituto de Prevenção do Câncer, Hospital Geral Dr. César Cals e Escola de Saúde Pública do Ceará têm programação em alusão à campanha Outubro Rosa

No âmbito das neoplasias, o câncer de mama configura a primeira causa de morte em mulheres no Brasil. O dado, extraído do Instituto Nacional de Câncer (Inca), suscita importantes reflexões em torno da patologia. Portanto, a atenção a sinais sugestivos e o diagnóstico precoce da doença podem auxiliar condutas médicas adequadas em tempo hábil e garantir um prognóstico favorável.

Nesse sentido, o mês de outubro é marcado por uma série de atividades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) que visam à conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama e à oferta de exames de mamografia. A pasta estadual também se engaja na campanha Outubro Rosa, com reforço na comunicação (em várias plataformas) sobre a relevância do tema, divulgando ações do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e de unidades hospitalares da Rede Sesa.

LEIA TAMBÉM: Mamografia auxilia o diagnóstico precoce do câncer de mama; IPC tem capacidade para 40 exames diários via Central de Regulação

No IPC, a programação da campanha – com o tema Câncer: qualidade de vida antes, durante e depois – começa nesta quinta-feira (6), às 9h, com mesa multiprofissional para discussões, envolvendo as abordagens nas áreas de Mastologia, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. As conversas e as orientações são direcionadas a pacientes da unidade e ao público em geral. Também haverá entrega de laços cor-de-rosa e apresentação do Coral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Durante todas as quartas-feiras deste mês haverá, no IPC, a Feirinha do Toque de Vida, organização não governamental de mulheres que tratam ou venceram o câncer de mama. Às terças e quintas-feiras, a programação é variada, oferecendo teatro de bonecos, orientação de fisioterapeuta, educador físico e nutricionista; encontro com mulheres para relatos de experiências e vivências no convívio com a doença e até serviços de beleza – no dia batizado de “Transformando para Brilhar”.

Mamografias

Outra iniciativa que marca a atuação do IPC no Outubro Rosa deste ano é a sensibilização junto às secretarias de saúde dos municípios cearenses para aprimorar os fluxos de encaminhamentos para a realização de mamografias na unidade. “Temos um mamógrafo que já recebe uma demanda boa de exames, mas com capacidade de oferecer mais. Recebemos pacientes da Central de Regulação Estadual, fizemos uma aproximação com a regulação do município de Fortaleza e vamos intensificar esses contatos com o Interior para mostrar por qual caminho eles podem ter acesso aos nossos serviços”, enfatiza a diretora-geral do Instituto, Christina Benevides.
LEIA TAMBÉM: Entenda o papel da Central de Regulação da Saúde do Ceará no acesso à assistência

Por meio da mamografia, popularmente conhecida como raio-x da mama, torna-se possível identificar a presença de nódulos de múltiplas dimensões, além de microcalcificações. Para além do IPC, a Sesa segue fortalecendo a assistência por meio da descentralização do atendimento.

As 22 policlínicas regionais, distribuídas por todas as regiões do Estado, estão equipadas com mamógrafos e aptas à realização do exame em pacientes devidamente encaminhadas e agendadas. Simultaneamente, os hospitais Geral de Fortaleza (HGF) e Geral César Cals (HGCC) também atuam via Central de Regulação para acolher a demanda estadual.

Outubro Rosa, outras iniciativas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa, realiza, na próxima terça-feira (18), às 10h, mesa redonda com o tema Outubro Rosa: Interfaces da Mastologia. A discussão será feita no auditório do Bloco 700. No evento, destinado a profissionais da Saúde da unidade, serão abordados quatro tópicos em relação ao diagnóstico e ao tratamento precoce do câncer de mama. São eles: Métodos de Imagens e Diagnóstico Precoce, Avanço no Tratamento Cirúrgico, Abordando a Metástase Óssea e Diagnóstico Diferencial das Doenças Granulomatosas da Mama. Além disso, o hospital amplia a realização de mamografias em colaboradoras – prática mantida durante todo o ano, mas reforçada especialmente neste mês.
Na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a programação segue até o fim de outubro com debates, oficinas e apresentações culturais sobre câncer de mama. Também na terça-feira (18), a autarquia receberá a equipe do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geon) e um coletivo de mulheres que realizaram ou realizam tratamento contra a doença. Elas compartilharão vivências e experiências de quem convive ou conviveu com a neoplasia, somando os relatos pessoais aos conhecimentos compartilhados pelos profissionais da instituição. A fachada da ESP/CE será iluminada com tons de rosa em alusão à campanha.