Polícia Civil deflagra sétima fase da Operação “Blackout” em Fortaleza e prende 12 suspeitos de tráfico de drogas

14 de outubro de 2022 - 16:53 # # # #

Ascom SSPDS

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (14), a sétima fase da operação “Blackout”, que visou cumprir 33 mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor de alvos envolvidos com o tráfico de drogas nos bairros Cais do Porto, Mucuripe, Serviluz e Vicente Pinzón, na Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01) de Fortaleza. Ao todo, 120 policiais civis, coordenados pelas equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc), deram cumprimento às decisões judiciais. No total, 12 alvos tiveram os mandados de prisão cumpridos. Uma estufa de drogas, aparelhos celulares, uma arma de fogo e documentos foram apreendidos.

Histórico da Operação Blackout

As investigações desencadeadas pela Polícia Civil do Ceará, durante as sete fases da operação “Blackout”, já resultaram no cumprimento de 327 mandados judiciais em desfavor de alvos que tinham envolvimentos em crimes de homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico e por integrar organização criminosa, no Ceará.

Fases da Operação

A primeira fase da operação Blackout aconteceu em janeiro deste ano. Na ocasião, a PC-CE deu cumprimento a 31 mandados de ordens judiciais, em desfavor de alvos pertencentes a um grupo criminoso que atuava, principalmente, em bairros da Área Integrada de Segurança 1 (AIS1), são eles Vicente Pinzón e Castelo Encantado.

Em fevereiro, durante a segunda fase da operação, foi realizado o cumprimento de 128 mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor de alvos atuantes nos bairros Paupina, São Bento, Curió e adjacências (AIS 3). Todos os alvos integravam um outro coletivo criminoso. Com o cumprimento dos mandados, vários crimes de homicídios tiveram suas autorias elucidadas. Já na terceira fase, as equipes policiais se deslocaram para o município de Paracuru (AIS 23), onde cumpriram 36 mandados, tendo como alvos, indivíduos de um coletivo criminoso atuante, também, na AIS 3. O resultado dessa fase foi um desdobramento da operação da segunda fase.

Na quarta fase, os investigadores deram cumprimento a 27 mandados de prisão e de busca e apreensão na Grande Messejana (AIS 3). Os suspeitos capturados tinham envolvimento em crimes de homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrarem um grupo criminoso.

Dando continuidade aos trabalhos policiais, a quinta fase da operação “Blackout” foi realizada no dia 31 de agosto deste ano, em Fortaleza, Caucaia, Jericoacoara e em Parnaíba, no Piauí, em que resultou no cumprimento de 35 mandados de judiciais – sendo nove de prisão e 26 de busca e apreensão, além de bloqueio de contas bancárias. No total, seis pessoas foram presas e armas e drogas foram apreendidas. Outros quatro mandados judiciais foram cumpridos em desfavor de alvos que já se encontram recolhidos em unidades penitenciárias.

A sexta fase da operação “Blackout”, que aconteceu no final de agosto de 2022, a PC-CE cumpriu 37 mandados de prisão em desfavor de suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas na região da Grande Messejana (AIS 03) de Fortaleza. Na ocasião, 11 pessoas foram presas.

Denúncias

A Denarc conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As informações podem ser repassadas pelo número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio, além de imagens e vídeos.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.