Capacete Elmo pode ganhar memorial itinerante; proposta será apresentada a desenvolvedores nesta quarta (19)

17 de outubro de 2022 - 17:06 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE Texto
Tatiana Fortes Foto

O Elmo foi criado em abril de 2020 a partir de uma força-tarefa de combate à pandemia

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vai apresentar o projeto “Memorial Itinerante do capacete Elmo” a todos os desenvolvedores do dispositivo, nesta quarta-feira (19), às 19h, na sede da ESP/CE. A ideia é que a história dessa inovação, genuinamente cearense, seja exposta em diversos pontos do Estado.

O Elmo foi criado em abril de 2020 a partir de uma força-tarefa público-privada entre ESP/CE, Sesa, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec.

Será a primeira vez em que todos os envolvidos vão se reunir presencialmente em um único ambiente. A ideia, também, é promover um momento de confraternização e reconhecimento. “Vamos contar a história por meio deste projeto. Queremos expor todos os protótipos até a versão final do dispositivo, bem como o diploma, a Medalha da Abolição e os nomes de todas as equipes que contribuíram, para que haja um reconhecimento efetivo”, explica o superintendente da ESP e idealizador do capacete Elmo, Marcelo Alcantara.

No encontro, também será apresentado um breve resumo com os resultados de pesquisas, números e algumas iniciativas como o Elmo 2.0 e o Elmo infantil. Além disso, os presentes serão oficialmente convidados a participar como expositores, mostrando suas respectivas participações no projeto, durante a VIII ExpoESP, que acontecerá dos dias 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A feira científica deve reunir pesquisadores, estudiosos, residentes, profissionais e trabalhadores da saúde do Estado, e contará com apresentações culturais, palestrantes nacionais, mesas redondas para debates, exposições e feirinha de artesanato e gastronomia. A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem da programação ao longo dos dias.

Serviço

Encontro com desenvolvedores do capacete Elmo
Data: 19/10 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles, Fortaleza/CE)